Piratuba vive fim de semana de ascensão da cultura gaúcha com domingo de homenagens

PIRATUBA VIVE FIM DE SEMANA DE ASCENSÃO DA CULTURA GAÚCHA COM DOMINGO DE HOMENAGENS

Momento que marca o início da Revolução Farroupilha, foi reverenciado na Capital Turística com diversas atrações na Praça das Termas Piratuba.

Sangue suor e lágrimas em uma década de revolução, celebrados em uma manhã de homenagens ao povo sulino.   O episódio que marcou a sagra do Rio Grande do Sul, que tradicionalmente é rememorado em Piratuba no mês de setembro, foi tema das apresentações da manhã deste domingo (18), na Praça das Termas.

O evento coordenado pela Fundação Municipal de Cultura – (FMC) contou com diversas apresentações artísticas envolvendo as oficinas da Fundação de Cultura.  Turistas e o público local, pararam para assistir ao espetáculo ao ar livre, coordenado pela professora Mariana Minati, superintendente da FMC.

O colorido da indumentária, deu ainda mais vida para a celebração do Dia do Gaúcho, rememorado nesta quarta-feira dia 20 de setembro, feriado no estado do Rio Grande do Sul.  A data marca o início da Revolução Farroupilha, um dos episódios históricos mais marcantes para a comunidade gaúcha.

A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi a mais longa rebelião do período regencial do Brasil. Ocorreu no Rio Grande do Sul e durou dez anos, de 1835 até 1845, época que compreende a regência de Feijó e o Segundo Reinado. O termo “farrapo” se referia aos trajes maltrapilhos que o exército rebelde usava.

Para a superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Mariana Minatialém de animar o público frequentador das Termas Piratuba, o evento faz uma homenageando a cultura gaúcha, presente no cotidiano da cidade, colonizada por descendentes de alemães, italianos e caboclos, vindos das Velhas Colônias Gaúchas.