Reunião em Piratuba define parâmetros para decretação de Estado de Emergência em razão de estiagens

REUNIÃO EM PIRATUBA DEFINE PARÂMETROS PARA DECRETAÇÃO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA EM RAZÃO DE ESTIAGENS

Defesa Civil considera que a seca vem se agravando desde o final do ano passado, tem causado perdas em diversos setores produtivos e escassez de água potável.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Uma reunião realizada no início desta semana nas dependências da Casa da Cidadania, em Piratuba, integrando diversos segmentos locais, ligados a Defesa Civil do município, tratou da questão da estiagem na Capital Turística.  

O assunto foi trazido em pauta, para definição de critérios na decretação de Estado de Emergência, em razão do baixo índice de chuvas em Piratuba. Pelos dados apreciados pelo grupo de conselheiros,  o município sofre com a seca, desde o final do ano de 2022.

Segundo a ata produzida no encontro para embasar o decreto, os transtornos à população por conta da estiagem prolongada, são nítidos, gerando perdas na produção leiteira, redução de níveis de açudes  e reservatórios, além de bebedouros que abastecem as áreas rurais de Piratuba.

A escassez de água potável para consumo humano, é outro problema que se agrava diariamente. E mesmo com o abastecimento com caminhão tanque, as famílias passam por necessidades hídricas nas propriedades.

Conforme o servidor Paulo Ricardo Kurt Schuch, secretário da Defesa Civil no município,os conselheiros observaram que Piratuba atravessa o período de maior seca do ano e decidiram seguir à diante com as tratativas de mobilização da Defesa Civil do Estado e trâmites governamentais, para que a Situação de Emergência seja reconhecida e oficialmente decretada.