Prefeitura inicia processo de buscas para substituição gradual de cascalho para condicionamento de estradas em Piratuba.

PREFEITURA INICIA PROCESSO DE BUSCAS PARA SUBSTITUIÇÃO GRADUAL DE CASCALHO PARA CONDICIONAMENTO DE ESTRADAS EM PIRATUBA.

Case de cidade da região, foi visitado por grupo administrativo integrado à vereadores da Capital Turística.

O processo de encascalhamento de estradas, técnica secular, que torna trechos de terra trafegáveis no interior, tem acendido um alerta vermelho para os gestores públicos municipais. Em Piratuba, a preocupação com o meio ambiente e o atendimento à legislação, não é diferente. É que a retirada do cascalho natural, considerado um mineral, exige uma série de definições, que torna a tarefa aparentemente simples, cada vez mais complexa.

Nesta semana, a busca por uma alternativa de substituição do produto, o prefeito em exercício, Vanderlei Weber e um grupo de gestores e técnicos, decidiu visitar um projeto que serve de modelo na região. Trata-se de um case do município de Jaborá, onde grita gradual, que é um composto de britagem de várias peneiras, tem sido usado com êxito na recuperação de estadas.

A recepção ao grupo, foi realizada pelo prefeito da cidade, Clevson Rodrigo Freitas, que atendeu Weber e a equipe de vereadores na sede da Prefeitura e em seguida, o secretário de Infraestrura, Marcos Sutil.

Além de conferir o resultado  da aplicação do material em vários pontos do município, o grupo formado pelo prefeito em exercício, Vanderlei Weber, engenheiro Joelson Medeiros, o secretário de Obras e Infraestrutura Jaison Martinazzo, do presidente do Legislativo, Evilázio Vieira,  e dos vereadores Luiz Gomes e Jhonny Sprícigo, também conheceu o processo de britagem e preparo do material, antes do uso.

Segundo Weber, o case de Jaborá, pode servir de modelo para Piratuba, tendo em vista o custo benefício, uma vez que as estradas tratadas com o material, suportam com mais eficiência os períodos de fortes chuvas e até mesmo a estiagem.