Evento de formação orienta professores para ações de emergência em situações de risco na Rede Municipal de Educação de Piratuba

EVENTO DE FORMAÇÃO ORIENTA PROFESSORES PARA AÇÕES DE EMERGÊNCIA EM SITUAÇÕES DE RISCO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRATUBA

Instruções foram por uma equipe do setor de Segurança Pública local, em evento reunindo profissionais convocados pela Secretaria de Educação da Capital Turística.

Um encontro realizado na tarde desta quinta-feira (20), reuniu professores, gestores e servidores em geral, da Secretaria Municipal de Educação, para debater e orientar as equipes sobre situações de risco nas escolas.

O evento convocado pelo setor, discutiu e orientou os profissionais que convivem diariamente com o ambiente escolar, sobre pautas como casos de incêndio, para a evacuação de ambientes em caso de incêndios, desastres ambientais e ataques covardes, promovidos por terroristas.

A reunião que contou com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por integrantes da Segurança Pública, reunindo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, atendeu à uma solicitação da secretária de Educação e Esportes, Magrid Auler, que dirige o setor, que lançou nesta semana um pacote de medidas visando oferecer mais segurança no ambiente escolar.

Durante o encontro, realizado no salão principal do Centreventos Piratuba, o grupo de palestrante reiterou que a violência nas escolas é uma preocupação real e os pais têm um papel fundamental em prevenir e lidar com essa questão.

Neste sentido, as famílias precisam estar alertas às atitudes e comportamentos dos filhos em relação à violência nas escolas. Como orientação, é fundamental que os pais conversem sobre respeito, empatia e solução pacífica de conflitos.

Outra orientação é para que a família esteja presente na vida acadêmica dos seus filhos e promova um ambiente seguro e saudável.

Assim, conforme a mensagem repassada pela equipe multidisciplinar, com a união de todos é possível combater a violência nas escolas e proteger as crianças.

A Secretaria de Educação e Esportes aguarda definições do setor de Segurança Pública, para realizar um simulado de evacuação de prédios e implementar um plano de ação para um caso real de emergência.