Novo Parlamento Mirim de Piratuba é escolhido em eleição estudantil na Rede Municipal de Educação

NOVO PARLAMENTO MIRIM DE PIRATUBA É ESCOLHIDO EM ELEIÇÃO ESTUDANTIL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Processo de votação semelhante ao de eleições oficiais que escolhem integrantes do Poder Executivo, foi realizado nas escolas Amélia Poletto Hepp e Marechal Câmara, elegendo a vereança mirim.

Por Imprensa Oficial Piratuba/ Ascom Câmara

Uma eleição realizada entre estudantes das séries finais do Ensino Fundamental, definiu a nova composição parlamentar juvenil de Piratuba.

A campanha similar à de um pleito eleitoral, com apresentação de candidatos, seguida de sufrágio, aconteceu na Escola Amélia Poletto Hepp, da sede e Marechal Câmara, do distrito de Uruguai, interior de Piratuba.

O procedimento que integra o Programa Vereador Mirim, foi aprovado em 2022 pelo Legislativo, por meio de um Projeto de Lei da professora Gelci de Souza, que além de profissional de educação é a legisladora piratubense, sendo a atual presidente do Poder Legislativo.

A escolha dos 18 parlamentares, incluindo titulares e suplentes, mobilizou direção, professores e estudantes das duas unidades e segundo a coordenação do projeto, 24 estudantes disputaram o pleito, envolvendo um universo de 280 alunos do 6º ao 9º ano do nível Fundamental.

Ao final do processo eleitoral, as diretoras Eni Martinazzo da Escola Marechal Câmara e Ana Maria Bortolini Koch, da escola Amélia Poletto Hepp, elogiaram o envolvimento dos estudantes e de toda a comunidade escolar neste importante exercício de cidadania.

A vereadora Gelci de Souza, presidente do Legislativo, que coordena o Programa Vereador Mirim, comemorou os resultados, evidenciando o aumento do número de candidaturas e o número expressivo de alunos votantes, que segundo a parlamentar,  credenciam o  projeto pelo sucesso alcançado.

Confira a  nova bancada do parlamento Mirim:

Titulares:

Rafael Garcia Vieira