Novo sistema operacional para sites municipais é apresentado em evento técnico da Amauc.

NOVO SISTEMA OPERACIONAL PARA SITES MUNICIPAIS É APRESENTADO EM EVENTO TÉCNICO DA AMAUC.

Encontro entre servidores municipais e equipe de comunicação e coordenação de TI, da Federação Catarinense de Municípios, trouxe novidades sobre ferramentas tecnológicas e mecanismos de segurança que devem entrar em operação em ambiente virtual.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

As novidades tecnológicas do novo sistema de portais municipais, foram apresentadas em um encontro entre servidores da Prefeitura de Piratuba e uma equipe especializada da Federação Catarinense de Municípios, a Fecam, realizado nesta quinta-feira (10), nas dependências da Associação de Municípios do Alto Uruguai Catarinense – (Amauc), em Concórdia.

Na reunião técnica, que contou com a presença do consultor de comunicação, Upiara Boschi  e o coordenador de TI, Gean Chiquetti, da Fecam, os participantes tiveram acesso ao novo templete de portais, e puderam tirar dúvidas sobre os mecanismos de customização e edição de conteúdos.   

Piratuba é um dos 227 municípios, que utilizam o serviço de plataformas, e armazenamento de dados, fornecidos pela Fecam. Falhas no sistema de segurança detectados em um ataque invasor, sofrido em dezembro de 2021, e a necessidade reestruturação dos serviços, com melhor conexão para celulares da linha smart, levaram a federação a investir em uma nova plataforma.

Como instituição responsável pelos sites oficiais das prefeituras catarinenses, atualmente a Fecam mantém em testes a nova plataforma, no site oficial do município de Arabutã, na região da Amauc, mas a previsão é de que nos próximos meses, Piratuba e os demais municípios do estado, também entrem em adesão à nova plataforma.  

Em fase de migração para o novo sistema, a preocupação de técnicos e o setor de comunicação, é com a Lei Geral de Proteção de Dados – (LGPD), que cria regras mais rígidas no controle de informações.