Agricultura comemora perfuração com sucesso de novo artesiano em comunidade rural de Piratuba.

AGRICULTURA COMEMORA PERFURAÇÃO COM SUCESSO DE NOVO ARTESIANO EM COMUNIDADE RURAL DE PIRATUBA.

Artesiano recém-concluído em Lageado Mariano, deve beneficiar diversas propriedades rurais da região entorno do Lago da Usina Hidrelétrica Machadinho – (UHE).

Por: Imprensa oficial Piratuba

A região baixa, da comunidade de Lageado Mariano, acaba de receber um novo poço artesiano. A perfuração, executada por uma empresa gaúcha, vencedora de um certame, foi anunciada nesta semana pela Secretaria de Agricultura e Meio ambiente e segundo o setor, era uma antiga reivindicação dos moradores locais.

O poço que fica na propriedade do agricultor Alaor Machado, tem 114 metros de profundidade e apresenta uma vasão aproximada, segundo as primeiras avaliações, de cerca de 10 mil litros por hora.

O investimento total na execução do serviço, é de R$ 19.230,00 (Dezenove mil, duzentos e trinta reais), com origem em recursos da própria secretaria, se se programou para realizar a obra.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Borges da Silva, o poço deve entrar em operação nas próximas semanas, período em que testes laboratoriais, devem indicar a potabilidade da água.

Ainda segundo Borges, o passo seguinte é a implantação de uma nova rede de água, com a interligação de novas propriedades da região, que ainda não eram atendidas pelo serviço de água.

Para o prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), esta é uma grande conquista para os moradores locais, uma vez que o artesiano vai beneficiar diversas famílias que residem no entorno do Lago da Usina Hidrelétrica Machadinho – (UHE).

A nova perfuração, integra uma série de investimentos do setor, que visa minimizar os impactos das constantes estiagens prolongadas e garantir o fornecimento de água potável no interior. A prospecção de águas profundas, levou a Prefeitura de Piratuba à perfurar recentemente, um poço na comunidade de Zonalta, o qual atingiu o Aquífero Guarani.