Apresentação de Catira, anima tarde de atividades escolares em Piratuba

APRESENTAÇÃO DE CATIRA, ANIMA TARDE DE ATIVIDADES ESCOLARES EM PIRATUBA

Número coreografado por estudantes da Escola Reunida de Zonalta, aproximou estudantes do universo folclórico do Centroeste brasileiro.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

Os professores de uma escola rural de Piratuba, puseram dança na conversa e transformaram a tarde de estudos e animação. A apresentação de Catira, que arrancou aplausos entre os coleguinhas de escola, foi em Zonalta, comunidade que fica à cerca de 12 km do centro do município.

A atividade que integra a programação do livro didático adotado pela Rede Municipal de Educação, integrou turminhas do pré-escolar I e II, no mais autêntico estilo da dança dos sertões, marcada pela viola.

Catira é um ritmo musical e estilo de dança muito popular na Região Sudeste e Região Centro-Oeste do Brasil, que tem como característica a batida das mãos e dos pés. É um dos estilos mais famosos do folclore brasileiro, com origens de culturas como portuguesa, europeias, africana, indígena e espanhola.

Segundo a professora Simone Thomé Regalin, que é diretora da escola, o trabalho coordenado pelas professoras Roselice Rodrigues de Freitas Longhini e Daniela Machado, animou os pequeninos e demonstrou que o processo ensino-aprendizagem conecta-se cada vez mais à ludicidade e a dança.