Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado em 1º de outubro em Piratuba

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS IDOSAS É COMEMORADO EM 1º DE OUTUBRO EM PIRATUBA

Data que é conhecida mundialmente como Dia do Idoso, objetiva homenagens e conscientização da sociedade sobre as necessidades da pessoa idosa.

Políticas públicas, ações inclusivas, atenção especial e atendimento em saúde de excelência. É assim que as pessoas mais velhas são tratadas em Piratuba, cidade que é conhecida pelo carinho e dedicação na recepção de turistas da melhor idade.

Para o público local, os encontros da Terceira Idade, sempre foram um momento singular de troca de experiências e convivência social. Só que desde que a pandemia do Coronavírus chegou, as atividades presenciais tiveram que ser paralisadas.

A primeira-dama Marise Bernjamini, se emocionou ao lembrar dos encontros e o entusiasmo dos grupos, nesta sexta-feira (01), ao conversar com a diretora de Ação Social da prefeitura de Piratuba, Noeli Gomes Fries (Lily).  De acordo com o setor o último encontro de idosos, foi na sede, em meados de março de 2020. De lá para cá às vésperas de completar 19 meses de distanciamento social, o que não faltam são momentos de profunda saudade das pessoas mais experientes!

A expectativa é de que com o avanço da vacinação, o cenário mude e os encontros voltem a acontecer em breve. Para marcar a data, o Departamento Municipal de Ação Social de Piratuba – DMAS, deve organizar um mural de fotos, com uma homenagem especial aos idosos, marcando este momento tão especial.

O Dia Internacional do Idoso, foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

No Brasil, por meio da lei nº 10.741, de 1 de outubro de 2003, está presente o Estatuto do Idoso, uma legislação que dispõe os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior aos 60 (sessenta) anos.

Agora, tanto a primeira-dama Marise Benjamini, quanto a diretora de Ação Social Noeli Gomes Fries (Lily), e a gerente do  DMAS, Deonete Gasparini Sandi, vivem a expectativa pela retomada das atividades da Terceira Idade, mas enquanto este momento não chega, a homenagem do dia dedicado ao idos, é uma das formas encontradas para felicitar quem tanto já fez pela sociedade!