Obras de execução do maior parque gerador fotovoltaico do Sul do país, são iniciadas na capital turística.

OBRAS DE EXECUÇÃO DO MAIOR PARQUE GERADOR FOTOVOLTAICO DO SUL DO PAÍS, SÃO INICIADAS NA CAPITAL TURÍSTICA.

 

Empreendimento de iniciativa de mega grupo de comunicação e multimídias do estado de Santa Catarina, deve entrar em operação em de 2021 em Piratuba, com capacidade instalada de 2,6 megawatts (MW).

 

Por: Imprensa Oficial Piratuba

 

Uma importante obra da iniciativa privada, ligada ao setor energético, começou a ser construída em Piratuba. A informação é da Secretaria de Cidade, que nos últimos dias, tem acompanhado as obras que antecedem a montagem da estrutura projetada para ser a maior usina fotovoltaica – (UFV) do estado.

 

Segundo o secretário Evando Antônio de Azeredo, titular da pasta, o megaempreendimento do setor energético, fica em uma área rural, na região do Bairro Verde. Azeredo esteve local que já passou por terraplanagem e agora é preparado como canteiro de obras, onde conversou com a engenheira Sheila Poleto. A profissional, integra o grupo de gestão da Munaretto Eletrificações EIRELI, neste perfil de projeto e deve acompanhar a execução completa da montagem da UFV.   

 

O sistema é composto por painéis solares, compostos por células fotovoltaicas, feitos de materiais semicondutores. A geração de corrente elétrica ocorre quando os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos do material do painel solar, provocando assim o deslocamento dos elétrons e por consequência a geração de corrente elétrica.

 

O projeto de iniciativa privada, pertence ao Grupo ND, que integra entre outros empreendimentos em mídia, a rede de afiliadas da Record TV em Santa Catarina.  O empreendimento foi anunciado em novembro de 2019, com previsão de geração de 2,6 megawatts (MW) de energia e deve entrar em funcionamento ainda em 2021.

 

A Nexen, empresa que integra a que integram a holding Schumann é quem deve operar a geração. O empreendimento liderado pelo empresário Marcello Corrêa Petrelli, presidente do Grupo ND, contempla investimentos na ordem de 12 milhões de reais.

 

Conforme Petrelli, a cidade de Piratuba foi escolhida pela equipe técnica por ser um município com forte incidência solar nos distintos períodos do ano.

 

Apesar de Santa Catarina não se projetar entre as regiões do país com maior incidência solar, é do estado a liderança no aproveitamento da energia gerada a partir do sol per capta. Quando considerado o volume de unidades de geração distribuída, SC, aparece em quarto lugar: Aqui estão 2,2 mil das 24,6 mil fontes existentes no Brasil. Especialistas do setor observam que a posição de destaque se deve aos incentivos para a aquisição deste tipo de tecnologia e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

 

Segundo o prefeito Olmir Paulinho Bejnamini (Bile), o início das de instalação do complexo, traz grandes expectativas, uma vez que o projeto é uma importante iniciativa do grupo ND, que se integra a filosofia do município de Piratuba, na valorização de matrizes renováveis e a geração de energia limpa.