Abastecimento de Água

Prefeitura quer solucionar problema de abastecimento de água em Piratuba

Novas ações serão realizadas em função do problema

Para buscar solução ao problema de abastecimento de água em Piratuba, o prefeito Adélio Spanholi, se reuniu nesta terça-feira, com o superintendente da Casan na região Oeste da Santa Catarina, Paulo Christ, vereadores municipais, o secretário da Cidade e Desenvolvimento Econômico, Carlos Wunder e com o responsável pela Casan em Piratuba, Vinícius de Bortoli. O encontro teve como pauta a situação crítica de alguns pontos do município que sofrem com a falta de água.

Piratuba já registra o problema nas temporadas de verão quando o número de turistas aumenta. Outro fator que agrava a situação é o desenvolvimento rápido do município. Hoje, são mais de 900 ligações de água, e a Estação de Tratamento construída entre 1981 e 1982, foi projetada para 20 anos. Com a expansão do município a demanda aumentou e o problema também. "Desde o início de nossa administração nós buscamos solução, mas resolvemos parcialmente o problema, e o que queremos é sanar definitivamente. No dia da posse, do primeiro mandato ainda, o Carlos Wunder, secretário de Obras na época, trabalhou o dia todo para resolver o problema de famílias sem água, esta foi nossa primeira ação", lembra o prefeito Adélio Spanholi.

Os pontos de deficiência na distribuição de água foram apresentados ao superintendente da Casan, Paulo Christ. Após discutir o assunto e apresentar propostas, ficaram definidas algumas ações para amenizar o problema. Para a Rua 1º de Maio e Bairro Industrial, será destinado um reservatório de 80 mil litros. No Balneário, reservatórios de 250 mil litros, com até três sistemas de recalque e rede de distribuição. Será realizado também, um estudo para a ampliação da Estação de Tratamento da Água. Segundo Paulo, o projeto de captação de água do lago da Usina Hidrelétrica Machadinho seria a solução definitiva em Piratuba. "O prefeito Adélio nos procurou com este projeto antes mesmo de assumir a prefeitura em 2005. É um projeto excelente e ainda temos esperança de viabilizar", afirma o superintendente. Para Spanholi a reunião foi positiva. "Conseguimos algumas ações da Casan que já vão amenizar a situação das famílias que sofrem sem água, com a instalação de reservatórios. Mas o que nos deixou mais feliz é que Paulo acenou positivamente para o projeto de captação de água do lago da Usina, e esta seria a solução definitiva, e é isso que queremos", conclui o prefeito.