Agricultura inicia processo de entrega de fertilizante químico para produtores cadastrados no programa.

AGRICULTURA INICIA PROCESSO DE ENTREGA DE FERTILIZANTE QUÍMICO PARA PRODUTORES CADASTRADOS NO PROGRAMA.

Setor espera que para esta safra sejam batidos os números das edições anteriores do programa, contemplando mais propriedades rurais e garantindo safras mais abundantes.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piratuba, acaba de dar início ao atendimento de pedido de fertilizantes químicos, para agricultores cadastrados no programa, no município.

Segundo o secretário Leandro Borges da Silva, as entregas iniciaram na manhã desta sexta-feira (13), pela comunidade de Lageado Mariano. Nesta primeira carga, foram entregues um total de 262 sacas de adubo, contemplando 29 produtores.

Entre os agricultores atendidos, estão Gilberto Weber, contemplado com 11 sacas e Ari Valdir Kirst, com 5 sacas. A característica química do produto, pode ser conferida no ato da entrega, como sendo o 09-33-12.

Os trabalhos seguem nas próximas semanas, beneficiando cerca de 330 produtores, já que pelos dados da Secretaria de Agricultura, os pedidos já contabilizados, chegam a 2.590 sacas.

Pela avaliação de Borges da Silva, a procura pelo programa neste ano, é considerada a maior dos últimos quatro anos. Já que pelos dados do setor, no ano de 2020, foram entregues cercas de 2.500 sacas.

O secretário salienta ainda, que em razão do aumento no valor da saca de adubo, para este ano, o prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), destinou mais que o dobro em recursos para o setor adquirir o produto. Para se ter uma ideia, em 2020, o valor da saca, foi licitado por R$ 102,00. Já para 2021, a saca está custando para o setor público R$ 213,00.

Em investimentos, em 2020, foram investidos no programa R$ 255.000,00 e em 2021, o aporte pode chegar à R$ 700.000,00.

O setor orienta ainda aos produtores que não realizaram a encomenda que iniciou em 02 de agosto, para que agilizem o pedido, que pode ser feito até o dia 20 este mês, na Secretaria de Agricultura. O processo só pode ser feito presencialmente e para isso, o agricultor deve estar em dia com a tributação municipal.