Ações do Setembro Amarelo, integram profissionais do setor da Saúde, em dinâmica motivacional.

AÇÕES DO SETEMBRO AMARELO, INTEGRAM PROFISSIONAIS DO SETOR DA SAÚDE, EM DINÂMICA MOTIVACIONAL.

Café da manhã entregue no ambiente de trabalho foi uma das atividades do dia, programada pelo Departamento Municipal de Ação Social de Piratuba – (DMAS).

O início da rotina de atividades dos profissionais da Unidade Básica de Saúde de Piratuba – (UBS), foi diferente nesta quinta-feira (23). Um café da manhã, organizado pelo Departamento Municipal de Ação Social de Piratuba – (DMAS), adicionou mais interação e conectividade entre os profissionais responsáveis por cuidar da saúde da comunidade piratubense.

Segundo a psicóloga Ivana Roberta Kipper, da Secretaria de Saúde de Piratuba, a iniciativa, faz parte da programação do Setembro Amarelo, uma campanha nacional de valorização a vida, que no caso específico do setor, busca retribuir o carinho dos servidores com os pacientes, principalmente neste período de pandemia da Covid-19, em que as responsabilidades aumentaram ainda mais.

Para gerente do Departamento Municipal de Ação Social de Piratuba – (DMAS), Deonete Gasparini Sandi, O momento é de valorização ao setor, uma vez que os profissionais, integram a linha de frente no combate ao coronavirus: “ A entrega do lanche, tem a finalidade e promover a reflexão sobre os momentos e sentimentos felizes da infância, quando nosso contato com o mundo era através da oralidade”, afirma a gestora.

As equipes também receberam uma pétala de papel de um girassol  em que responderam uma importante pergunta: Como vai você? A devolutiva aconteceu no final do expediente, em que os profissionais fixaram a pétala da flor ao miolo,  em um mural coletivo, criando um girassol, símbolo da campanha, feito de sentimentos externalizados.

O Setembro Amarelo é organizado nacionalmente desde 2014, quando a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza as ações em todo o país.

Em Piratuba, a campanha, que é uma iniciativa do DMAS, em parceria com diversos setores públicos. Nas próximas semanas, uma blitz de trânsito, deve ser realizada na Praça do Ferroviário, com a entrega de materiais de orientação e dicas para a saúde mental e cuidados com a vida!