Saúde comemora avanços com realização de primeira série de exames de Eco-Doppler em Piratuba

SAÚDE COMEMORA AVANÇOS COM REALIZAÇÃO DE PRIMEIRA SÉRIE DE EXAMES DE ECO-DOPPLER EM PIRATUBA

Procedimento realizado em novo aparelho de ultrassonografia é inédito na Unidade Básica de Saúde – UBS do município.

Por:  Imprensa Oficial Piratuba

A Secretaria de Saúde de Piratuba, SC, acaba de realizar a primeira série de exames de Eco-Doppler. As avaliações acompanhadas pelo vice-prefeito Vanderlei Weber, foram feitas pelo médico Oscar, na UBS, por meio de um moderno equipamento de ultrassom, instalado recentemente.

Segundo Weber, que é ex-secretário de Saúde, o objetivo principal do exame por imagem, é analisar o fluxo sanguíneo e detecção de obstruções em artérias e veias, o que previne derrames cerebrais e doenças do gênero.

O eco-Doppler é uma funcionalidade da ecografia (ou ultrassonografia, muitas vezes abreviado para ECO) que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) de diferentes áreas anatómicas.

Entre as oito modalidades para as quais são previstas o exame, o procedimento acompanhado pelo vice-prefeito Weber, é o eco-Doppler carotídeo, o qual avalia os vasos arteriais cervicais, nomeadamente as artérias carótidas comuns, internas e externas e as artérias vertebrais. A modalidade permite identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.

Segundo informou a Secretaria de Saúde, cerca de 50 pacientes foram atendidos durante a série de procedimentos, realizados na última sexta-feira (09). Nas redes sociais, Vanderlei Weber celebrou o momento, com uma postagem onde escreveu: “Seguimos implantando e oferecendo serviços gratuitos com a mais alta tecnologia a todos os cidadãos piratubenses”, comemorou o vice-prefeito!