Conscientização Ambiental

 

Trabalho de conscientização ambiental é realizado em Piratuba

Professores recebem capacitação e já aplicam projeto no município

Piratuba é um dos municípios que participa do "Programa de Formação de Educadores Ambientais", promovido pelo Centro de Divulgação Ambiental (CDA) com o auxílio do Consórcio Machadinho. Quatro integrantes do município estão inseridos na capacitação e já desenvolvem um projeto.

A capacitação iniciou em março de 2009 e será encerrada neste mês. O objetivo é formar profissionais para atuar com questões ambientais nos municípios lindeiros ao lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho. Os professores são especialistas nas áreas ambientais, alguns com Mestrado e Doutorado.

Para concluir o curso os participantes precisam colocar em prática o que aprenderam e para isso um projeto é desenvolvido. Em Piratuba isso já acontece. Com a participação de 15 alunos, ambos integrantes da Escola Sócio Ambiental, os professores trabalham com o projeto "Um Rio que passa em nossas vidas: O Rio do Peixe na cidade de Piratuba". Aplicando o conhecimento adquirido pelo Programa de Formação, o trabalho consiste em uma conscientização dos 15 alunos em relação ao Rio do Peixe.

Os professores fazem um resgate histórico para mostrar a importância do rio, além de promoverem ações de preservação, repassarem orientações e incentivar a pesquisa. "A intenção é fazer com que os alunos conheçam o rio, saibam de sua importância para o município. É uma forma de conscientizar eles em relação aos cuidados que devemos ter para não poluir, por exemplo", explica uma das participantes da capacitação, Ana Paula da Motta. "Também queremos identificar e refletir sobre os fatores históricos e culturais que contribuem para a poluição do Rio do Peixe na extensão que abrange o município de Piratuba, visando a discussão de alternativas para a melhoria da qualidade da água do rio", completa.

Além disso, a ideia é que os alunos repassem as informações, divulguem as ações de preservação, nas escolas e na própria casa.