Capacitação dos Professores

Capacitação reúne mais de 200 professores em Piratuba

Um doutor em Educação ministrou a palestra

Todos os professores da Rede Municipal de Ensino de Piratuba participaram de mais uma capacitação oferecida pela Secretaria de Educação. Com os temas, "Nova Escola, Novo Aluno e Novo Professor", o mestre e doutor em Educação, Max Haetinger, foi quem trabalhou na quarta-feira com os educadores em Piratuba.

De acordo com a secretária de Educação do município, Zuleide da Rosa, a intenção é oferecer treinamentos com temas atuais aos professores. "É mais uma oportunidade que os educadores têm para adquirir conhecimento e leva, para as salas de aula", comenta.  "Esta não é a primeira e nem a última capacitação, pois estamos sempre em busca de palestras e treinamentos que visam qualificar cada vez mais o ensino em Piratuba", completa Zuleide.

Max Haetinger é professor em nove universidades, seis no Brasil, uma nos EUA, uma na França e outra em Portugal. Durante a capacitação ele abordou vários itens relacionados ao século atual, mostrando que os educadores devem estar cada vez mais atualizados. De acordo com Max, hoje em dia é preciso estar envolvido com o conhecimento, não basta ensinar, é preciso interagir, praticar com os alunos o que para eles é ensinado. Com a evolução da tecnologia e da comunicação, a escola não é mais tão atrativa para os jovens, que segundo ele, preferem estudar em casa, em frente o computador. "É preciso que os professores se preparem, busquem conhecimento e apliquem em sala de aula, pois as crianças hoje, não se interessam mais por um simples livro, elas querem algo mais, querem ver na tela do computador o exemplo dado pelo professor, em fim, temos que estar na frente, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis", destaca Haetinger.

O doutor em Educação também salientou que a sociedade espera mais da escola, pois o aprendizado se modificou. "Até os anos 90 os alunos aprendiam decorando. Hoje podemos ver até como funciona o cérebro humano com a tecnologia disponível e isso muda as informações, por isso precisamos mudar a maneira de ensinar, temos que oferecer em sala de aula o que os jovens podem ver lá fora. Este é o grande desafio na educação, fazer da escola um atrativo, com diversidade e interatividade. Para a escola evoluir, nós professores temos que nos atualizar e saber usar as ferramentas disponíveis, caso contrário, vamos falar para as paredes", explica.

A capacitação para os educadores foi realizada durante o dia todo no Centro de Eventos e reuniu 250 professores. Além dos piratubenses, também estiveram presentes professores dos municípios vizinhos, Ipira e Peritiba.