Piratuba vai contar com Agentes Mirins

 

Piratuba vai contar com Agentes Mirins contra a dengue

Alunos vão auxiliar no trabalho de prevenção

A Secretaria de Saúde de Piratuba lançou mais um projeto. Com o objetivo de prevenir a doença no município, o programa, "Agentes Mirins da Dengue", já está em andamento com a coordenação da Vigilância Sanitária Municipal..

A idéia é mostrar aos alunos como podem auxiliar na prevenção. As sétimas séries das escolas, Amélia Poletto Hepp e Carlos Chagas, é que são as participantes. Cada turma recebe três aulas teóricas com informações sobre o mosquito transmissor, formas de prevenção e atuação dos agentes. "Além de mostrar como prevenir, nós queremos mudar hábitos da população para que não tenhamos problemas de dengue no município. Piratuba não apresenta nenhum caso, mas prevenir é sempre importante", explica Soeliton de Oliveira, coordenador do projeto.

Após as aulas em sala, equipes serão formadas e os alunos recebem a carteira de agente mirim contra a dengue. Eles irão fiscalizar o município, passando de casa em casa, orientando e verificando se existem focos de acúmulo de água, local propício para a criação do mosquito transmissor da doença, o "aëdes aegypti". A incidência maior de casos é registrada no verão e por isso o projeto iniciou recentemente, para que nesta época a população já tenha as informações e práticas corretas para prevenir a doença.