Água para as Propriedades Rurais

Água para as propriedades rurais de Piratuba

Poços artesianos estão sendo perfurados

A Administração de Piratuba trabalha, em todos os setores, em prol dos munícipes. A Secretaria de Agricultura, por exemplo, está desenvolvendo mais uma ação que auxiliará os agricultores. É a perfuração de poços artesianos nas comunidades do interior. Há cerca de um mês a Secretaria está trabalhando na instalação de quatro poços. Em Linha Divisa, Lageado Mariano, Uruguai e Linha Missioneiro.

Além dos poços, a rede de distribuição, o encanamento, também está sendo instalado. Cerca de 70 famílias serão beneficiadas. O secretário de agricultura, Ivo Weber, diz que os poços vão amenizar os efeitos das estiagens. "Queremos que nossos agricultores não sofram mais com a falta de água devido às estiagens. Outra meta é levar água de qualidade até as propriedades rurais", explica Weber.  O secretário comenta a situação de outros poços que já estavam sendo instalados há algum tempo, com recursos da FUNASA, (Fundação Nacional da Saúde). "Temos mais oito poços em fase de instalação, que aguardam a liberação dos recursos do Governo Federal. Os projetos destes poços foram aprovados, só estamos na espera dos valores para continuarmos as obras. Estamos trabalhando firme em cima disso, o prefeito, inclusive, tem batalhado muito em busca destes recursos", destaca.

O prefeito, Adélio Spanholi, comenta que este é um dos principais projetos no setor de agricultura. "Água de qualidade significa mais conforto, mais saúde e dignidade às famílias e trabalharemos incansavelmente para que esse benefício chegue a todas as famílias do meio rural", explica Adélio.

Quando a falta de água potável, de qualidade, passa a ser o grande problema da região, providências precisam ser tomadas. É por isso que a Administração de Piratuba trabalha intensivamente para resolver esse grave problema, através da perfuração de poços artesianos nas comunidades do interior. Os agricultores que são beneficiados também contribuem, com trabalho em mutirão. Eles limpam as valas, colocam os canos e cobrem parcialmente.    Todos os poços passam por análises para garantir a qualidade da água.