I Feira do Conhecimento

II FEIRA DO CONHECIMENTO DE PIRATUBA

As lembranças que ficaram nos trilhos

Um resgate histórico muito importante. Assim ficou definida a II feira do Conhecimento de Piratuba. O evento aconteceu na sexta, 25 na Escola Básica Municipal Marechal Câmara, da comunidade de Uruguai e contou com a presença de mais de 20 ferroviários aposentados.

A intenção da Feira é resgatar a história de Piratuba e da região, contada através da Rede Ferroviária. Piratuba surgiu em 1910 com a construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul. A empresa responsável pela obra, a “Brazil Railway”, montou na região um acampamento para os operários, batizado de Vila do Rio do Peixe, que em 1949 passou a município, hoje Piratuba.

Os convidados foram recebidos na Estação Ferroviária de Piratuba e viajaram de trem até o Uruguai. Lá receberam homenagens e puderam relembrar um pouco dos momentos de seu passado. Em cada sala de aula foram exibidas fotos, apresentados vídeos e teatros que representam a época em que o trem era o meio de transporte utilizado.

Além dos ferroviários que trabalharam na Rede e moram em Piratuba, estiveram presentes outros ex-trabalhadores da ferrovia que vieram de outras cidades. O aposentado, Wando Sckudlarek, 73 anos, veio de Porto União e conta que trabalhou na estação de Piratuba no ano de 1954, como telegrafista. Segundo ele, foram 38 anos de serviços que jamais esquecerá. Wando ainda ressalta a importância de eventos como a Feira, diz que são estes gestos que mantêm a história viva, fico muito feliz com este tipo de acontecimento, mais feliz ao ver que as crianças se interessam por estas histórias, é assim que podemos preservá-la. A emoção esteve estampada no rosto de cada ferroviário, tanto na hora da homenagem como na hora de ver as fotos e apresentações. Mais emocionante para cada um, foi voltar ao lugar onde trabalharam e reencontrar os amigos que fizeram parte de suas vidas.

O prefeito, Adélio Spanholi, afirmou que a Feira do Conhecimento já faz parte do calendário de eventos do município, disse ainda que ficou muito satisfeito com o resultado. mais um trabalho da nossa equipe da Educação, em parceria com a comunidade que deu certo. A administração incentiva e apóia este tipo de evento com a intenção de resgatar nossas histórias e mostrar seu valor.

Em Piratuba, a linha ferroviária foi reativada pela ABPF, (Associação Brasileira de Preservação das Ferrovias), e a Maria Fumaça viaja todos os fins de semana até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos.