Lançamento do Filme O Pequeno Caboclo

 

      Mais um filme é produzido por alunos em Piratuba

Lançamento acontece nesta sexta-feira

Desde 2008 a Secretaria de Educação de Piratuba trabalha com o projeto "Origens", que aborda as três culturas que colonizaram o município, a Italiana, a Alemã e a Cabocla. Ambas foram alvo de estudos e viraram filmes. Este ano a cultura Cabocla foi pauta nas escolas e mais um média-metragem está pronto. O lançamento acontece nesta sexta-feira, dia 5, às 19:30h no Centro de Eventos.

A Cultura Italiana foi estudada em 2008 e o resultado foi a produção do "La Ragazza" (A Menina). No ano passado o média-metragem "Deutsche Überleben" (Sobrevivência Alemã) contou a história alemã em Piratuba. E neste ano, o filme "O Pequeno Caboclo" completa o projeto "Origens". "Cada uma das culturas teve um ano de estudos e pesquisas e o resultado final é um filme. Já trabalhamos com a cultura Italiana e com a Alemã e agora fechamos com a Cabocla, com mais uma produção de alunos e professores", conta a secretária de Educação, Zuleide da Rosa. 

            O Pequeno Caboclo é mais uma produção de alunos da rede municipal de ensino. O elenco é formado por 68 atores, dentre eles, pessoas das comunidades e alunos, além de mais alguns colaboradores. O média-metragem tem a duração de 45 minutos.

O filme conta a história dos caboclos no município, resgatando valores e costumes das famílias que participaram da colonização da Vila do Rio do Peixe, como era conhecida Piratuba antes da emancipação. Além do trabalho nas salas de aula, uma pesquisa abrangente foi realizada antes das gravações que iniciaram em julho.