Saúde abre ações do Junho Violeta na Capital Turística

SAÚDE ABRE AÇÕES DO JUNHO VIOLETA NA CAPITAL TURÍSTICA

Campanha realizada em Piratuba integrando diversos segmentos da sociedade, unifica ações da segurança pública em torno da temática de combate a violência e os maus-tratos contra idosos.

A Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal do Idoso – (CMI), acaba de abrir oficialmente as ações do Junho Violeta, período de conscientização e combate da violência contra a pessoa idosa.

As atividades que iniciaram na última semana, com uma palestra com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – (EJA), unindo esforços entre a diretora municipal de Saúde, Gracieli D’Avila Gamzava e a psicóloga Karolina Kettermann, da Unidade Básica de Saúde – (UBS), seguem até o dia 20 de junho, quando a equipe do Corpo de Bombeiros de Piratuba, realiza uma palestra para o Grupo de Idosos de Zonalta.

A campanha “Junho Violeta” é um ciclo de ações, criado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, com o intuito de conscientizar a população sobre a relevância de combater a violência cometida contra os idosos. Além disso, o dia 15 de junho foi reconhecido pela instituição como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social.

Ao longo do período a Secretaria de saúde prevê pelo menos 15 iniciativas, que vão desde concurso de fotografia, palestras, exposições, avaliações técnicas e premiação do concurso, entre outras ações pertinentes.