Equipe multissetorial se reúne em Piratuba e traça planejamento de abordagem orientações sobre dengue.

EQUIPE MULTISSETORIAL SE REÚNE EM PIRATUBA E TRAÇA PLANEJAMENTO DE ABORDAGEM ORIENTAÇÕES SOBRE DENGUE.

Setores avaliaram cenário e consideram a orientação e a mobilização social, a principal  estratégia para combater o mosquito Aedes aegypti, no município.

Uma reunião convocada pelo setor de Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura, discutiu a questão da dengue, na manhã desta quarta-feira (13), em Piratuba.  No encontro que contou com a participação de múltiplos setores, incluindo a Secretaria de Turismo, Administração e Finanças, direção das Termas Piratuba e a Secretaria de Saúde, foi apresentado um panorama da situação, que chama a atenção na região, mas que, no entanto, é considerada sob controle no município.

De acordo com a diretora do departamento de Saúde Pública da Secretaria de Saúde, Gracieli Davila, que integrou a reunião, até o momento, não há dados confirmados pelo Laboratórios Centrais de Saúde Pública – Lacen, de pacientes que tenham apresentado resultado positivo para dengue, dos testes coletados no município.

Pelos dados oficiais da Secretaria de Saúde, o município possui neste momento 16 casos tratados como suspeitos, que são aqueles em que o paciente teve amostras de sangue coletadas e submetidas ao Lacen, além de outros seis casos, em investigação. Os pacientes investigados, segundo a Saúde, são pessoas que recorreram à testes particulares e tiveram resultado positivo para dengue.

Conforme evidenciou a profissional, a Secretaria de Saúde de Piratuba, segue as orientações protocolares da Regional da Saúde de Concórdia, que considera como pacientes com resultado positivo para a enfermidade, apenas aqueles que tenham as amostras submetidas aos procedimentos do Lacen.

Após apreciação dos dados, a equipe multissetorial, ficou definida a intensificação das ações, com mutirão de inspeções, distribuição de panfletos de orientação e orientação geral à população, com o apoio das agentes comunitárias de saúde e combate a endemias, vigilância epidemiológica e sanitária.

Tema de diversas campanhas ao longo do ano, a questão a dengue, segundo o secretário de Administração e Finanças, Giovani Gelson Meneghel, tem sido tratada no município, com muita seriedade, tendo ações preventivas intensificadas desde que surgiram os primeiros casos de pacientes positivados em outros municípios da Amauc.

O grupo entende no entanto, que não há motivos para pânico, pois com o trabalho de mobilização que já vem sendo feito, e o apoio da comunidade com atitudes práticas de eliminação dos criadouros do mosquito, os focos do aedes tendem a serem controlados e os possíveis casos de dengue, não devem representar necessariamente uma ameaça grave para a saúde pública local.