Estudantes da Rede Municipal de Piratuba constroem mini globos e estudam esfera terrestre em aulas de ciência.

ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE PIRATUBA CONSTROEM MINI GLOBOS  E ESTUDAM ESFERA TERRESTRE EM AULAS DE CIÊNCIA.

Método usado em turmas de duas escolas públicas da Capital Turística, apropria-se do uso da ludicidade e da experimentação para a construção do conhecimento com aprendizagem estimulada.

Turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental das escolas Amélia Poletto Hepp da sede  e Rodolfo Holeveger, da comunidade de Lageado Mariano, interior de Piratuba, comprovaram em uma aula de ciências, as teorias sobre o planisfério e o globo terrestre.

A experiência aconteceu na disciplina de Ciências, ministrada pela professora Cláudia Port Jung.  A dinâmica tornou-se atrativa e muito divertida para os estudantes, segundo a professora, em que para entender melhor a matéria, a garotada construiu seu próprio globo terrestre.

Pra isso, foram usados materiais bem simples, como papel, bolas de isopor e um suporte, feito com madeira.  Assim foi possível observar a Linha do Equador, os hemisférios e continentes, além de oceanos e ainda simular os movimentos da Terra.

O tema serve como introdução à conceitos que segundo a professora Cláudia, serão estudados com mais profundidade nos anos seguintes.

A proposta, leva em consideração o processo de e3nsino-aprendizagem, que usa elementos lúdicos e garante a participação das crianças na produção, o que serve de estímulo para a autonomia da aprendizagem.

As atividades também ensinaram cooperação e contaram com a colaboração da professora Cristiane Koch, do laboratório de Ciências, e a doação dos suportes em madeira pelo empresário Evandro Pomerening, fabricante de móveis, que é pai de uma das alunas da turma do 3° ano I da Escola Amélia Poletto.