Obras intensifica fornecimento emergencial de água à produtores rurais de Piratuba

OBRAS INTENSIFICA FORNECIMENTO EMERGENCIAL DE ÁGUA À PRODUTORES RURAIS DE PIRATUBA.

Setor precisou contratar frota terceirizada para atender a demanda, que triplicou nesta segunda quinzena de janeiro, na Capital Turística.

Altas temperaturas e ausência de chuvas, uma combinação nociva para a agricultura e prejudicial à produção de animais e aves. Com o tempo quente, as águas se tornam escassas e muitas das nascentes rurais acabam secando. O resultado é desastroso: Falta de água na maioria das propriedades do interior.

Em Piratuba, a situação que recentemente levou a Prefeitura a decretar Estado de Emergência, começou a ser notada ainda no último trimestre do ano passado. Tanto que em dezembro, a condição se agravou, e a Secretaria de Obras e  Infraestrutura Rural, passou à receber pedidos diários para a entrega de água no interior.

Segundo o secretário titular do setor, Jaison Matinazzo, nos primeiros 45 dias, a média de solicitações, chegou à 30 mil litros diários. De lá para cá, com a estiagem prolongada, o cenário só piorou e com o aumento considerável da demanda, em meados de janeiro, a Secretaria de Obras, precisou contratar outros dois caminhões terceirizados, para a entrega de água.

Os pedidos emergenciais são de diversas comunidades do município e atendem prioritariamente produtores de suínos, de gado de leite e de corte e fruticultores hidropônicos. O serviço emergencial, que é gratuito, alcançou nas últimas semanas uma média de entrega de 140 mil litros de água e o setor não descarta a possibilidade de que esta demanda aumente ainda mais, já que as solicitações são atendidas por ordem de pedido e uma lista de espera tem se formado.

A situação, também preocupa e muito, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que já iniciou uma campanha em veículos de comunicação locais e regionais, orientando o consumo racional e sustentável de água.

A previsão é que o cenário se normalize só com as próximas chuvas, mas quando elas virão, é uma resposta que vem do céu, e foge do controle humano. Enquanto isso, o jeito é socorrer os produtores, conscientizar moradores e torcer para que volte a chover!

Mais informações sobre o serviço de entrega emergencial de água ligue: (49) 3553 01 65