Agricultura anuncia programa que promete melhorar acesso à água em propriedades rurais de Piratuba

AGRICULTURA ANUNCIA PROGRAMA QUE PROMETE MELHORAR ACESSO À ÁGUA EM PROPRIEDADES RURAIS DE PIRATUBA

Iniciativa planejada em parceria com a Epagri deve levantar dados quanto à melhor forma de obtenção do mineral indispensável à vida humana e animal, no interior do município.

Por: Comunicação e Marketing

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piratuba, informou que trabalha em uma proposta de solução para as demandas de falta de água nos períodos de estiagem o município.  A informação é do secretário Leandro Borges da Silva, que busca uma alternativa para o problema, que evidenciou-se com as estações de seca prolongadas de 2020.

Segundo o gestor, a proposta é uma iniciativa do setor e integra uma pareceria com a  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – (EPAGRI). A sugestão inicial passa pelo desenvolvimento de um projeto de gestão de recursos hídricos nas propriedades, que inicia com um diagnóstico de uso e alternativas de obtenção de água.

Pelas informações apresentadas pelo engenheiro agrônomo Rafael Antônio Presotto, Gerente Regional da Epagri, durante uma reunião nas dependências da Prefeitura de Piratuba, no início desta semana, a lista de produtores que solicitaram água no período de estiagem do ano que passou, deve fornecer um norte à equipe.

Durante o diálogo que além do secretário de Agricultura Leandro Borges da Silva, contou com a presença do vice-prefeito Vanderlei Weber e do técnico em agropecuária, Alexsandro Melo Schimitz, Presotto relatou a importância de visitar as propriedades e mapear a realidade de cada uma delas.

Entre as alternativas levantadas pela equipe, está a possibilidade de implantação de sistemas de proteção de fontes, recuperações de nascentes, além de captação de água da chuva. Técnicas de reuso também são alternativas estudadas.

A equipe apontou ainda que as estratégias passam pela adoção de políticas públicas ligadas ao Governo do Estado, entre outras propostas que que tragam a alternativa de linhas de financiamento público.

O diagnóstico tem início imediato e os produtores rurais impactados pela falta d`água, podem procurar o setor, para apresentarem suas demandas, informou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.