Em novo decreto Piratuba renova situação de emergência em virtude da estiagem

No último dia (04) de maio, o prefeito Olmir Paulinho Benjamini – Bile, com a autorização do Conselho de Defesa Civil do município, assinou o decreto 1.549/2021, que renovou o estado de emergência no município de Piratuba, que estava decretado desde o início do mês de dezembro de 2020.

O município de Piratuba desde o final do ano passado vem passando por um dos maiores períodos de estiagem dos últimos anos. A falta de chuvas vem causando prejuízos de cerca de 19 milhões, na agricultura, pecuária, suinocultura, avicultura, bacia leiteira, bem como comprometendo o abastecimento de água principalmente no interior do município e prejudicando inclusive a produção de energia elétrica, que é uma das principais fontes de renda do município.

Segundo dados da Epagri, fazendo uma comparação com anos anteriores, o nível de precipitação aferido pelo órgão no mês de abril teve uma queda de quase 90%. Para se ter uma ideia, em anos anteriores onde o nível de chuvas chegou a 108,8 mm, neste mês de abril de 2021 ficou em 3,8 mm.

Somente no mês de abril, foram distribuídos mais de 400 mil litros de águas diários, em todo o município, as comunidades mais afetadas são, Distrito de Uruguai, Zonalta, Arroio Bonito, Maratá e Lageado Mariano.

A situação do município, que se agrava desde o final de 2020. Segundo o relatório da Secretária de Obras do Interior, nos últimos 3 meses já foram gastos, cerca de 270 mil reais, com aluguel de 2 caminhão pipa, além do caminhão e trator da prefeitura, somando-se com custos com máquinas para abertura de fontes de água, remuneração dos motoristas e ajudantes, além do óleo diesel.

Com o decreto, Piratuba aguarda que o Estado reconheça o Estado de Emergência, que deve ser homologado nos próximos dias, já que o município, já encaminhou toda a documentação exigida para a homologação.

Ascom – Piratuba