Festival Batista Souza de Cinema Nacional, encerra temporada com exibição de documentário sobre festa alemã de Piratuba, SC.
FESTIVAL BATISTA SOUZA DE CINEMA NACIONAL, ENCERRA TEMPORADA COM EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE FESTA ALEMÃ DE PIRATUBA, SC.
Obra que retrata o Kerb, comemoração típica centenária, marcou fim do período de veiculações em canal nacional por assinatura, no mês de dezembro.
Por: Imprensa Oficial Piratuba
Uma promessa feita em um navio à deriva, que rumava para o Brasil. A nova pátria e as boas colheitas, entusiasmaram os imigrantes alemães, na criação de uma festa ligada à igreja, cheia de emoções e fortes significados. A tradição do Kerb foi contada nesta semana, em um documentário que rememora a tradição em Piratuba, SC.
O filme Heimatland & a História do kerb (2009), que já serviu de referência para diversas pesquisas acadêmicas, foi ao ar pela TV COM Brasil, canal por assinatura, na última semana, marcando o grande final da temporada de filmes do Festival Batista Souza de Cinema Nacional.
O projeto que integrou os cineastas Júnior Padilha (Proeza Audiovisuais), Vilmar M. Sartori (VMS Produções) e Ernoy Mattiello (Virtual Pictures), na celebração de uma parceria com o canal dirigido por Fernando Mauro Trezza, marca um novo momento para o audiovisual catarinense.
Ao longo de quatro semanas, o projeto que recebeu o nome de Festival Batista Souza de Cinema Nacional, em homenagem ao imigrante gaúcho, que nasceu em Montenegro-RS e residiu na comunidade de Zonalta, em Piratuba-SC, personagem que inspirou os principais documentários, levou ao ar, produções cinematográficas ligadas à cultura germânica, ferrovias e ao futebol.
A TV COM Brasil, canal que veiculou as obras, é uma rede de televisão pública e comunitária, operada a partir de São Paulo – SP. A emissora, gerada pela Associação Brasileira de Canais Comunitários, está presente nas principais operadoras de televisão por assinatura do país.
A expectativa agora é por novas parcerias e estratégias de veiculações de novas obras previstas para lançamento em 2022, cuja temática se integra ao cenário histórico e cultural do Vale do rio do Peixe, Sul do Brasil.