Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Piratuba se formam no PROERD na Capital Turística

ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRATUBA SE FORMAM NO PROERD NA CAPITAL TURÍSTICA

Evento marca conclusão de ensino do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência para estudantes de unidades locais.

Cerimoniais realizados nesta quarta-feira (01), na Capital Turística, marcaram a formatura de duas turmas de Piratuba, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – (PROERD), da Polícia Militar.

Segundo a Secretaria de Educação e Esportes do município, no total, 57 estudantes, com idade entre 10 e 11 anos, concluíram a formação junto ao programa. Os alunos, pertencem ao 5º ano das escolas rurais de Zonalta e Lageado Mariano e da unidade da sede. O grupo maior de formandos é da Escola Amélia Poletto Hepp, em que 43 estudantes, finalizaram o programa.

O evento que aconteceu em dois momentos distintos no anfiteatro do Centreventos Piratuba, contou com a presença de professores, familiares e diretores de escolas, além do professor Diego Vetorazi, instrutor local do programa, e do subtenente Cézar Augusto Batista Canto, comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar, com sede em Piratuba.

Criado há mais de 20 anos em Santa Catarina, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – (PROERD) consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Tem por objetivo, capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

Segundo a equipe instrutora do Proerd, ao longo deste ano, os estudantes receberam formação em conteúdos ligados ao combate e prevenção de drogas, alcoolismo, violência, técnicas de resistências, promoção de autoestima, cidadania, bullyng, família e valorização da vida.

Mesmo com restrições impostas pela pandemia do Covid-19, o evento agradou a criançada, que agora tem na Polícia Militar, uma grande aliada na proteção contra as drogas.  Mascote poderoso do Proerd,  o  Leão Daren, esteve presente na formatura e distribuiu miniaturas de pelúcia de sua ninhada para os recém-formados.