Casa da Memória finaliza exposição sobre a trajetória gaúcha na colonização piratubense com avaliação positiva para a mostra.

CASA DA MEMÓRIA FINALIZA EXPOSIÇÃO SOBRE A TRAJETÓRIA GAÚCHA NA COLONIZAÇÃO PIRATUBENSE COM AVALIAÇÃO POSITIVA PARA A MOSTRA.

 

Mosaico composto por fotos, livros e utensílios do cotidiano do povo Meridional, sai de cena, deixando legado de admiração por trajetória de colecionador.

 

Por: Imprensa Oficial Piratuba

 

Reunidas uma à uma, as peças foram sendo recolhidas do espaço de exposição. O ritual narra um momento de profunda emoção, no encerramento de mais uma mostra na Casa da Memória de Piratuba. Desta vez, quem se despede dos visitantes, são os artefatos do colecionador Darci de Moura.

 

Durante os últimos 40 anos, o tradicionalista gaúcho, Darci de Moura, natural do então 3º distrito de Arroio Grande, em Taquari, atual cidade de Paverama, região de Montenegro – RS, reservou espaço na existência, para colecionar objetos históricos.

 

Nas últimas semanas, do mês de setembro, período que marca a Semana Farroupilha, as relíquias do passado, saíram do armário, para ganhar notoriedade, em uma exposição no memorial do Centro Histórico de Piratuba.

 

Para a equipe organizadora do evento, formada pelo secretário de Turismo e Eventos e Jonhy Sprícigo, a diretora da Fundação de Cultura, Mariana Minatti e a curadora do espaço, Bruna Aguiar, a mostra atingiu plenamente os objetivos, atraindo grande número de visitantes à exposição. 

 

Agora, enquanto a Casa da Memória se prepara para uma nova exposição, os utensílios, voltam para o Rancho Crioulo do Vô, espaço que seu Darci, mantém com recursos próprios na comunidade de Alto Gramado. Por lá devem permanecer como marcas de um tempo bom que se foi, enquanto para os visitantes, fica a saudade de reconhecer em cada objeto um fragmento de vida de nossos antepassados!