Educação define detalhes de Momento Cívico da Independência em Piratuba.

EDUCAÇÃO DEFINE DETALHES DE MOMENTO CÍVICO DA INDEPENDÊNCIA EM PIRATUBA.

Evento com transmissão em plataformas oficiais do Poder Executivo, contará com número reservado de autoridades locais e integração entre as Escolas da Rede Pública de Piratuba.

A Secretaria de Educação e Esportes, divulgou na tarde desta quinta-feira (02), as apresentações que devem integrar o Momento Cívico da Independência, que acontece na manhã desta terça-feira, Sete de Setembro, em Piratuba.

Entre as atrações da data, estão a execução do Hino Nacional  pela Banda Municipal, a interpretação do Hino da Independência, pelos professores da Fundação de Cultura,  Cleyton Rafael Milleo,  Vanessa Bofe  Marcieli Mara.

O instante seguinte conta com a apresentação do estudante João Pértile, da Escola Estadual de Educação Básica Carlos Chagas com o canto: Aquarela do Brasil.

Já a dupla Roberto  e Alana Kleinschmidt, formada por pai e filha, representarão a Escola Professora Amélia Poletto Hepp, em uma bela homenagem patriota.

De acordo com a secretária de Educação, Magrid Auler, os atos cívicos na Rede Municipal de Ensino, foram planejados nas dimensões do que é possível ser executado diante dos protocolos governamentais do período pandêmico do Coronavírus – (Covid-19).

A independência do Brasil foi proclamada por D. Pedro em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, localizado na cidade de São Paulo.

O Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. Em seguida, gritou “Independência ou Morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

Logo após a Independência, o Brasil continuou a ser uma Monarquia, forma de governo onde os poderes são exercidos por um Rei ou   Imperador. O período imperial teve fim em 15 de novembro de 1888, com a Proclamação da República no Brasil.

O evento que inicia às 08:00 horas da manhã, tem como local o anfiteatro do Centreventos Piratuba e será transmitido em uma live na página oficial da Prefeitura de Piratuba no Facebook.