Entidade de proteção a animais inicia visita em microáreas do ESF para análise de bem-estar animal.
ENTIDADE DE PROTEÇÃO A ANIMAIS INICIA VISITA EM MICROÁREAS DO ESF PARA ANÁLISE DE BEM-ESTAR ANIMAL.
Parceria com a Vigilância Sanitária de Piratuba inclui ainda a realização de um censo com a contagem e avaliação da população pequenos bichos.
Por: Imprensa Oficial Piratuba
Uma parceria entre a Vigilância Sanitária de Piratuba e a Associação Amigos Protetores dos Animais Piratuba/Ipira – (APAP), vai possibilitar, saber como vivem e quantos são, os animais domésticos no município.
As atividades que são realizadas por microáreas do Estratégia de Saúde da Família – (ESF), iniciaram nesta sexta-feira (13), pelo Bairro Verde.
A informação, foi dada pelo agente de Vigilância Sanitária, Soeliton de Oliveira. Segundo o servidor, como deve acontecer à partir de agora, a visitação contou com o acompanhamento da voluntária Sabrina Nardi. Formada em Pedagogia, Sabrina tem se dedicado à resolução de diversos problemas, como denúncias de maus tratos e abandonos.
A entidade criada em 2014, ao longo dos últimos anos, já atendeu cerca de 450 animais. Desde 2019, a APAP, passou a contar com a realização de convênios com a Prefeitura de Piratuba, o que têm facilitado o trabalho e auxiliado a ação de uma família acolhedora, que possui guarda de cerca de 22 animais.
A organização tem ajudado com ração para animais de famílias carentes, e tem resgatado bichinhos que necessitam de atendimento veterinário. Em alguns casos, o serviço funciona como uma espécie de socorro à animais atropelados. Os números chamam atenção, já que em um único ano podem chegar à 12 atendimentos para animais acidentados.
A recomendação da APAP e da Vigilância Sanitária, é para que tutores tenham uma posse responsável, visando o bem-estar dos amimais, evitando que os bichos fiquem soltos em condições de risco de atropelamento ou maus tratos de terceiros. Entre as preocupações para o serviço de avaliação dos animais, está o controle de doenças e o aumento descontrolado de animais.