Experiência por frutas e legumes orgânicos têm melhorado o sabor e enriquecido o cardápio da merenda na comunidade de Zonalta.

EXPERIÊNCIA POR FRUTAS E LEGUMES ORGÂNICOS TÊM MELHORADO O SABOR E ENRIQUECIDO O CARDÁPIO DA MERENDA NA COMUNIDADE DE ZONALTA. 

Tradição que dura mais de quatro décadas demonstra que escola além de lugar de estudos, é local de boas práticas e de grandes exemplos que servem para a vida.

Por: Imprensa Oficial de Piratuba

Cítricos com doçura e sabor incomparáveis aos das frutas que se encontram no mercado. Verduras e legumes fresquinhos, cultivados naturalmente em uma horta que fica ao lado da sala de aula. A receita de sucesso, vem da Escola Reunida de Zonalta, no interior de Piratuba.

A unidade que integra a Rede Municipal de Educação, tem tradição neste tipo de cultivo e serve como referência para escolas rurais de qualquer canto do Brasil. O case que tem recebido elogios e alunos e pais é uma tradição, que a diretora Simone Thomé Regalin, faz questão de manter na escola.

Tanto o cultivo de hortaliças, quanto a produção de laranjas e demais citros, começaram ainda há mais de quatro décadas e a cada dia que passa fazem mais sentido no cotidiano escolar. Na horta se tem de tudo: desde cultivos tradicionais como alface, repolho e condimentos verde, aos tradicionais chás e legumes.

A colheita farta, feita sem agrotóxicos, que sai dos arredores da escola, que atende dezenas de estudantes, vai diretamente para a cozinha, onde é processado e se transforma em ingredientes para diversos pratos da merenda escolar.