Vice Vanderlei articula em Florianópolis nova remessa de vacinas para aceleração da imunização da Covid – 19 em Piratuba

VICE VANDERLEI ARTICULA EM FLORIANÓPOLIS NOVA REMESSA DE VACINAS PARA ACELERAÇÃO DA IMUNIZAÇÃO DA COVID – 19 EM PIRATUBA

Equipe de gestores públicos foi recebida na Secretaria Estadual de Saúde em reunião que demonstrou que número de habitantes do município foram suprimidos por institutos oficiais.

O vice-prefeito de Piratuba, Vanderlei Weber e o secretário de Saúde do município, Rodrigo Casagrande, estão na capital catarinense em uma missão pela vida dos piratubenses. Os gestores foram recebidos pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro em uma reunião, onde apresentaram novos dados sobre o número de habitantes do município.

Segundo Weber, desde que iniciou a campanha de vacinação, contra o Coronavírus – (Covid-19), o município passou à receber carregamentos de imunizantes com base em dados antigos, que não refletem a realidade populacional da cidade.

O vice-prefeito tem defendido a tese de que como a coleta mais recente Censo Demográfico, foi realizada no período de 1º de agosto a 31 de outubro de 2010, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica – (IBGE), estão equivocados. Com a ausência de um novo recenseamento, o instituto tem aplicado uma fórmula, que leva em consideração a queda vertiginosa na população local, que coincide com saída de operários que trabalharam nas obras da barragem da Usina Hidrelétrica Machadinho – (UHE), no início da década passada.

Assim, de acordo com Weber, o município, cuja população pode chegar à seis mil habitantes, aparece em dados públicos com índice populacional pouco superior à quatro mil habitantes, o que inviabiliza planejamentos mais profundos no ritmo de imunização.

O caso que passou à ser tratado na última semana com o Estado, por meio de videoconferência, garantindo remeça exta de vacinas, ganhou nesta semana o compromisso de que a Secretaria de Estado da Saúde deve intervir na situação, normalizando o quantitativo de vacinas enviadas ao município turístico.