Projeto Amor de Lixo, passa por Piratuba
Projeto Amor de Lixo, passa por Piratuba
Neste mês, foi a vez de Piratuba, receber as artistas Simone Talin e Samantha Lucas, que através dos seus projetos, realizaram oficina, para demonstrar o quanto pode se aproveitar do que se joga fora ou vira lixo.
O projeto Amor de lixo, idealizado pelas artistas Simone Talin e Samantha Lucas foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estimulo a Cultura, na categoria Artes Visuais, o maior e mais disputado Prêmio de Cultura no Estado.
“Amor de Lixo” teve início em julho de 2020 e já está colhendo frutos com suas ações. Trata-se de um projeto/pesquisa/desabafo por meio de Intervenções Artísticas em Grafite. As artistas percorrem as cidades em busca de objetos descartados nas lixeiras que serão acolhidos e resinificados através de arte em grafite e depois devolvidos às lixeiras de origem.
O intuito do projeto é reverberar ações de sustentabilidade e consciência ambiental coletiva, atuando como projeto inspirador atingindo não somente o público que produz esse lixo, mas quem “vive” dele (garis, cooperativas de reciclagem, empresas de aterros sanitários e órgãos responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente).
O Projeto está circulando nas cidades da Região da AMAUC, envolvendo os Municípios: Alto Bela Vista; Arabutã; Concórdia; Ipira; Ipumirim; Irani; Itá; Jaborá; Lindóia do Sul; Peritiba; Piratuba; Presidente Castello Branco; Seara; Xavantina, que juntos somam cerca de 150 mil habitantes.
Sobre as Artistas:
Simone Talin.
Cartunista, natural de Concórdia/SC. Atua há 17 anos em eventos e feiras com criação de caricaturas ao vivo. Está a frente do Estúdio Criativo Meu Céu, onde são desenvolvidas ilustrações para agências e particulares de todo país. Desenvolve também painéis urbanos em grafite.
Samantha Lucas.
Artista paulistana, com formação em Fotografia e acadêmica do Curso de Artes Visuais. Atua como Ilustradora na criação de estampas feitas à mão nos mais diversos tecidos, grafite e audiovisual.
Sobre o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura:
O Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020 é promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Cultura. Trata-se do prêmio de maior incentivo artístico do Estado. Neste ano, o edital irá distribuir R$ 5,6 milhões ao setor cultural, que serão distribuídos a 215 projetos divididos em três editais: Patrimônio e Paisagem Cultural, Artes e Artes Populares.