Celebrações religiosas e desfile de Realezas em carro aberto marcam data de realização do Kerb em Piratuba

CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS E DESFILE DE REALEZAS EM CARRO ABERTO MARCAM DATA DE REALIZAÇÃO DO KERB EM PIRATUBA

Evento tradicional que teve festividades públicas suspensas em razão da pandemia, se esforça para manter vivo o espírito da comemoração da festa centenária.

Por: Imprensa

É tempo de Kerb em Piratuba, época das comemorações da festa germânica mais celebrada do Brasil. Mas com o período de pandemia do Coronavírus – (Covid-19), as realizações públicas, como os grandes bailes e desfiles de carros, tiveram que ser suspensas pela comissão organizadora.

Mesmo assim, a celebração originária do Rio Grande do Sul, que surgiu depois que um grupo de alemães fez uma promessa em pleno mar do Norte, encontrou forças para manter firme o clima comemorativo do momento na Capital Turística.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – (IECLB), reverenciou o evento com o tradicional culto luterano na noite da última sexta-feira. A celebração que seguiu diversos protocolos de saúde, contou com a presença do prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), que esteve na celebração acompanhado da primeira-dama Marise Benjamini.

O evento que teve transmissão simultânea pelas redes sociais, também contou com a presença do vice-prefeito, Vanderlei Weber, da secretária de Turismo, Luci T. Dias e da Corte Real do evento de 2020.

As Soberanas do Kerb voltaram a aparecer em público em outro importante momento do fim de semana. Foi na tarde último sábado, (09), em que a Realeza formada pela Rainha do do 106ª Kerb, Micheli Fernanda Minks, e as princesas Gabrielly Letícia Andreolla e Marshely Vitória Bertolla Biavatti, desfilaram pela cidade na tarde do em carro aberto. O tradicional Jeep do Kerb também contou com a Corte Infantil, formada Rei Lorenzo Lopes Santana e a Rainha Velentina Weikmann. Por mais de duas horas o carro circulou pelas ruas Capital Turística, reverenciando o espírito do evento que marca a tradição germânica em Piratuba.

Da calçada, comerciantes e moradores reverenciaram a passagem do cortejo, que contou com apoio da Polícia Militar e acompanhamento da equipe da Secretaria de Turismo e Eventos. O momento chamou atenção da comunidade que sentiu a ausência da festa alemã no cotidiano da cidade.

As comemorações de origem germânica, que marcam o aniversário de fundação da IECLB, são tradicionalmente organizadas pela Comunidade Evangélica em parceria com a Prefeitura de Piratuba, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, Associação de Hotéis, Associação Atlética Rio Peixense, entre outras instituições e colaboradores associados.

Segundo a Associação de Hotéis de Piratuba – (AHP), na rede hoteleira, as comemorações para hóspedes e turistas, alegrou o fim de semana. Protocolos de saúde foram cumpridos sem impedir a grandeza do maior evento germânico de Piratuba.