Desfile Histórico do Centenário

Desfile histórico marca os cem anos da "Vila do Rio do Peixe"

Evento comemorou e homenageou o centenário em Piratuba

Um resgate histórico com criatividade e emoção marcou o Desfile do Centenário, realizado em Piratuba neste sábado, dia 20, para comemorar os cem anos de colonização da "Vila do Rio do Peixe", nome dado a Piratuba antes da emancipação. Piratubenses e turistas acompanharam o evento que retratou as 10 décadas.

A Vila do Rio do Peixe surgiu em 1910 quando operários que construíam a estrada de ferro, "Brazil Railway", que ligou São Paulo ao Rio Grande do Sul, se instalaram às margens do rio. Foi o início da colonização. Mais tarde, em 1949 foi elevada a município, chamado de Piratuba, que em Tupi-Guarani significa "Abundância de Peixes". "São cem anos de história, e nós tínhamos a obrigação de deixar um registro disso. Não foi apenas um desfile de comemoração, mas sim, um marco, uma homenagem a todos os piratubenses e também aqueles que fazem parte desta história", comenta o prefeito Adélio Spanholi.

Foi uma viagem no tempo. O apito da Maria Fumaça que chegou pelos trilhos, fez lembrar o passado e deu início ao evento. Para quem só conhece a história através de livros, artigos, ou apenas ouviu falar, teve a oportunidade de ver de perto a evolução de Piratuba, com um resgate histórico  ilustrado pelo desfile, que saiu de frente da Estação Ferroviária, com um trajeto de cerca de 300 metros. "Várias ações foram realizadas neste ano em homenagem ao Centenário. Inauguramos a Casa da Memória e a Casa da Cultura; Réplica do Clube União, temos a trilogia de Cláudio Victor Rogge que conta a história de Piratuba em livros, nas escolas além do resgate histórico, temos também uma trilogia de filmes que mostram as origens do município. E para finalizar com chave de ouro, o desfile, que foi surpreendente, emocionante, um momento único", relata Spanholi.

O público que lotou a Avenida 18 de Fevereiro assistiu um desfile criativo, com a presença de autoridades que fizeram parte da evolução de Piratuba. Entidades, trajes, ferramentas, eventos, o trem, as origens, as indústrias e demais fatos de destaque em cada década, foram representados na Avenida. Os principais empreendimentos de cada década também estiveram no desfile através de réplicas construídas especialmente para o evento. Foram 10 réplicas, 40 entidades, autoridades, escolas e demais participantes, todos caracterizados de acordo com a década representada. De acordo com os organizadores, cerca de 500 pessoas desfilaram. "Este foi, sem dúvidas, um dos eventos mais importantes da história de Piratuba. Uma homenagem à população, entidades, em fim a todos que fizeram parte destes cem anos. Um belíssimo e marcante resgate histórico", elogia o ex-prefeito de Piratuba, Mário Wolfart, que administrou o município de 1970 a 1982 e participou do desfile. "O prefeito e sua equipe estão de parabéns pelo trabalho aqui realizado", finaliza Wolfart.

Ainda na comemoração do centenário, em frente à Estação Ferroviária a administração municipal inaugurou, no sábado pela manhã, o memorial, "Nos trilhos do Trem – A História de um Povo", onde alguns metros de trilhos foram construídos e cada família do município terá uma pequena placa de registro.