Saúde realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Piratuba e define pautas para plenárias regionais.

SAÚDE REALIZA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL DE PIRATUBA E DEFINE PAUTAS PARA PLENÁRIAS REGIONAIS.

Evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, debateu temáticas ligadas às políticas públicas de direitos garantidos ao cidadão pelo SUS.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

O evento que aconteceu nesta quarta-feira (23), no anfiteatro do Centreventos Piratuba, foi aberto oficialmente pelo prefeito em exercício, Vanderlei Weber, que pronunciou-se ao público.

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Piratuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental do Município, trouxe para o debate central, “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Para nortear as discussões, a plenária, contou com a palestra magna da médica psiquiatra Pauline Ruaro Peralta, que ofereceu reflexões sobre o tema que inspirou a elaboração de propostas, durante a formação de grupos de trabalho.

Formada pela PUC-RS, especialista psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria – (ABP), com larga experiência em atendimentos na psiquiatria clínica adulta e infantil, a médica que atua no Centro de Atenção Psicossocial – (CAPS), unidade de Concórdia, trouxe importantes elementos ao longo da palestra, para a instrução dos trabalhos propositivos.

Após as atividades em grupo, foram elencadas três propostas para o encontro macrorregional, que acontece em maio em Concórdia, além de outros cinco tópicos, que irão compor as definições que devem ser apreciadas dos eventos em esfera estadual e federal.

Segundo a diretora do departamento de saúde Pública da Secretaria de Saúde, Gracieli Davila, integraram o grupo de conferencistas, representantes de múltiplos setores públicos da Prefeitura de Piratuba, incluindo profissionais da Saúde, Educação , CRAS, Assistência Social e  demais departamentos administrativos do município, incluindo ainda a APAE, Policia Civil, Hospital Beneficente Piratuba/Ipira, Associação de Hotéis, Companhia Hidromineral, parlamentares, entidades religiosas  e a comunidade em geral.

Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Giandra Golin Ghignatti, que também fez seu pronunciamento no evento, a conferência alcançou plenamente os objetivos de debater a temática da saúde mental, além de elencar propostas fundamentais para avanços nas políticas públicas de melhoria da qualidade e atenção à saúde dos munícipes.