Inicia O Festival de Cinema e Vídeo Rural
Inicia o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba
Município é destaque na mídia
A mistura do mundo rural com o cinema já é realidade em Piratuba. A noite de abertura já mostrou a dimensão do II Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba. O público, que lotou o Centro de Eventos, contou com a presença do ator Cláudio Heinrich, que apresentou o programa Globo Ecologia, Roberto Carminatti, cineasta e diretor geral do festival e autoridades locais.
Carminatti e Heinrich falaram da importância de um evento exclusivo para a família do campo. "O cinema ganha com este tema que é voltado para o homem do campo, as famílias rurais também ganham, são valorizadas, o trabalho delas, que é tão importante, tem seu espaço garantido nas telas", comenta Carminatti. "Piratuba está se tornado o palco de um grande evento, que vai projetar nacionalmente o município", afirma.
Para Cláudio, a iniciativa é muito importante. "Eu apresentei um programa voltado para as questões ambientais, e de certa forma rurais, por bastante tempo e não tinha visto ainda um festival com este apelo. A ideia é muito boa e as pessoas que tanto trabalham na agricultura merecem", destaca. "Fiquei impressionado aos saber que o Festival de Piratuba tem mais de 120 produções inscritas, 200 fotos e com mais de 20 estados participando. Isso mostra o sucesso do evento", Completou Heinrich.
No palco, um show com o grupo piratubense "Acquadança" foi apresentado antes da projeção do filme "Os Balseiros", que finalizou a noite de abertura.
Na quinta-feira pela manhã o "II Concurso de Fotografia Rural" foi aberto. São 50 imagens na categoria "preto e branca" e 50 na "coloridas" que recebem votação popular. As vencedoras serão apresentadas na noite de sábado. Também iniciaram na quinta, a projeção dos filmes selecionados nas categorias "Documentário" e "Amador". As oficinas de estudos também já acontecem. O jornalista e repórter fotográfico da SANTUR, Norberto Cidade, trabalhou com "Noções de Fotografia". O tema "Inovação nos Produtos da Agricultura" foi abordado na oficina conduzida por Pablo Macanhão, consultor da Associação Catarinense de Mercados. Ainda na quinta-feira, a abertura da "II Feira de produtos e artesanatos da Agricultura Familiar". A feira também abre espaço para exposição e comércio de novos equipamentos desenvolvidos para o uso das famílias rurais.
O Festival segue até sábado com uma programação intensa. "O primeiro impacto já mostrou resultados positivos, nosso evento está alcançando os objetivos, já conseguimos mostrar a importância do homem do campo para nosso Estado e até para o país. Hoje, Piratuba e o tema proposto aqui, já são notícias nacionais graças ao Festival", comemora o prefeito, Adélio Spanholi. Para finalizar a noite de quinta-feira, o filme de Roberto Carminatti, "Segurança Nacional" será exibido.
PROGRAMAÇÃO SEGUE:
24/09/2010, Sexta-Feira
08:00 Café Colonial
09:00 Projeção dos Filmes selecionados na categoria "Ficção"
10:00 Oficina de Fotografia: "Fotografia e Imagem" com Mara Silva, Especialista em fotografia
12:00 Almoço
14:00 Projeção dos Filmes selecionados na categoria "Reportagem de TV"
14:30 Oficina Agricultura II: "Customização" – Consórcio Lambari
20:00 Painel I: Experiências no Cinema – Roberto Carminatti, Susan Watkins e convidados
21:00 Oficina de Cinema e Reportagem I – Marcelo Lara
25/09/2010, Sábado
08:00 Café Colonial
09:00 Oficina de Cinema e Reportagem II – Rogério Silva
10:00 Oficina de Cinema e Reportagem III – Cláudio Savaget
12:00 Almoço
14:00 Oficina de Cinema e Reportagem IV – Marcelo Lara
15:00 Oficina de Cinema e Reportagem V – Roberto Carminatti
20:00 Noite de Gala – Premiação dos Vencedores – com a presença de Milton Gonçalves
22:00 Show com Almir Sater