Feira Nacional de Matemática

Piratuba na Feira Nacional de Matemática

Três trabalhos do município estão classificados

Piratuba estará na disputa da Primeira Feira Nacional de Matemática, que será realizada em Blumenau nos dias 30 deste mês e 01 de julho.  Três projetos estão classificados e disputam com escolas de todo país. Os trabalhos piratubenses foram indicados ainda em julho do ano passado, quando o município foi destaque na Feira Estadual, em Rio do Sul.

Os projetos indicados são; "Matemática vai às Termas", da Escola Municipal Amélia Poletto Hepp, alunos Luana Cristina da Rosa, Jaqueline Moreira Paz e Júlia Gabriella Surdi, com orientação do professor Ilgo de Borba. Outro projeto é; "Ajustando as Contas com o Leão", (Imposto de renda), da Escola Estadual Carlos Chagas. Os alunos que trabalharam no projeto são; Naira de Azeredo, Gustavo Felipe Koch, e Bianca Letícia Heckler, orientados pela professora Ana Maria Bortolini Koch. Está na disputa também o projeto "Indústria de Alimentos Sartori", de Francieli Sartori, Simone Hachmann e Janini Nardi, também alunos da professora Ana Maria.

De acordo com a secretária de Educação, Zuleide da Rosa, a classificação reflete a qualidade de ensino no município. "Mais uma vez a educação se destaca, são três projetos do município já na primeira Feira Nacional de Matemática, isso é resultado de empenho das instituições, professores e alunos que mostram a qualificação que Piratuba oferece na educação", destaca.

Na Feira Estadual do ano passado, foram 150 projetos inscritos e somente 51 indicados para a Nacional, nas modalidades, "Educação Especial, Educação Infantil e Ensino Fundamental – Séries Iniciais". Os demais trabalhos classificados são de Ensino Superior e professores. . "Isso mostra que a educação funciona com um conjunto de ações. Além da modernização e estrutura oferecidas em Piratuba, o trabalho dos profissionais da educação é fundamental. Os alunos estudam com conforto e tecnologia de ponta, com as lousas digitais, por exemplo,  e contam com professores comprometidos. Isso dá  resultado, Piratuba presente  na primeira edição da Feira Nacional de Matemática prova isso mais uma vez", comemora o prefeito Adélio Spanholi.

Os projetos serão avaliados por uma comissão que vai analisar a comunicação do trabalho, domínio do conteúdo matemático envolvido, qualidade científica, ênfase dada ao conteúdo e relevância científico-social.