Piratuba Apresenta Trabalho de Saúde em Brasilia

 

Piratuba apresenta trabalho de saúde em Brasília

Projeto "Adolescente Consciente" foi mostrado em evento nacional

A Secretaria de Saúde de Piratuba participou, na semana passada, da será I Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola e na IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas, em Brasília DF. Piratuba apresentou o projeto "Adolescente Consciente", que foi aprovado entre os 631 melhores do país. Apresentaram o trabalho, a psicóloga Karla Lenhardt Machado e a médica Claúdia Storch Augsten, que são as responsáveis pelo projeto.

O projeto Adolescente Consciente foi implantado em Piratuba em 2009 e consiste no trabalho de profissionais da saúde que atuam nas escolas do município e passam orientações aos alunos em relação à gravidez na adolescência, drogas, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e objetivos de vida. Aproximadamente 200 adolescentes são atendidos.

A "I Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola" e a "IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas" foram organizadas pelos Ministérios da Saúde e Educação com parceria da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS), a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).  Para a psicóloga Karla, a participação em Brasília é motivo de orgulho. "Um orgulho tanto para o município, como para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que vêm desenvolvendo muitos projetos para que a população piratubense tenha ótima qualidade de vida", salienta.

Participaram do evento estudantes, professores e movimentos sociais que atuam na educação e saúde. As principais questões discutidas foram em relação à qualidade de vida, saúde sexual e reprodutiva além de oficinas e troca de experiência entre profissionais. Segundo a psicóloga, o evento foi muito, a troca de experiências vai colaborar com as aulas do projeto em Piratuba, além de mostrar que o município está no caminho certo. "A troca de conhecimentos acrescenta no conteúdo que vamos passar aos alunos e observamos que estamos caminhando no rumo certo quanto à conscientização dos adolescentes", finaliza Karla.