UDESC na Região

Prefeito de Piratuba quer campi da UDESC na Região

Spanholi continua em busca da universidade gratuita

Mais uma ação foi realizada para que a UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, tenha campi na região. Desta vez, o presidente da AMAUC, Adélio Spanholi, reuniu representantes das secretarias regionais de Concórdia, Seara, Xanxerê, Joaçaba, Campos Novos e Videira, além dos representantes das associações de municípios Amauc, Ammoc, Amai, Amarp e Amplasc, para uma reunião que foi realizada na sexta-feira, dia 19, na Câmara de Vereadores em Concórdia.

De acordo com o presidente da AMAUC, e prefeito de Piratuba, Adélio Spanholi, a intenção é trazer unidades da Universidade para que a região também ofereça o ensino gratuito.  "O Meio Oeste necessita de uma universidade pública, são 62 municípios, mais de 750 mil habitantes, e existe um "vazio" em termos de ensino gratuito. Estamos unindo forças para que isto se torne realidade", explica Spanholi.

Na reunião, os participantes decidiram elaborar um documento que apresenta a necessidade e interesse das regiões em uma universidade pública. Tal documento, que contará com dados e argumentos justificando esta meta, terá três vias. Uma será entregue ao governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, uma para o presidente da Assembléia Legislativa, Jorginho Melo, e outra para o reitor da UDESC, Sebastião Lopes Melo. Os documentos devem ser entregues até a metade julho, pois o orçamento do Estado será definido em agosto. "O primeiro passo é garantir recursos para a implantação de até três campi na região, depois vamos discutir os locais e cursos oferecidos", pontua Adélio Spanholi, que lidera a busca.

No início do mês, o prefeito de Piratuba também esteve em Florianópolis reunido com alguns representantes da região e com o reitor da UDESC, Sebastião Lopes Melo. No encontro, o reitor afirmou que no "crescimento natural" da Universidade, o próximo passo seria a implantação de campi da instituição de ensino no Meio Oeste, mas que isso dependia de recursos do Estado.