Curso para Clube de Mães

 

Continuam os cursos profissionalizantes para os Clubes de Mães de Piratuba

Mulheres aprovam a iniciativa da Administração

Há mais de um ano as mulheres do município contam com cursos profissionalizantes. Os Clubes de Mães recebem em suas comunidades os cursos do SENAR, (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A parceria com a Administração vem colhendo bons frutos. Os Clubes de Mães de Piratuba, já são conhecidos pela organização e entusiasmo. Os cursos oferecidos gratuitamente pelo poder público, através do setor de Assistência Social do município, têm o objetivo de manter esta organização e alegria, além de levar mais conhecimento às mulheres.

Várias atividades são desenvolvidas para levar recreação e desenvolvimento ao meio rural. O Clube de Mães, Novo Horizonte, da comunidade de Alto Picadão, por exemplo, recebeu recentemente o curso de processamento de hortaliças e temperos. Os cursos têm a duração de dois dias em cada localidade e capacitam as famílias rurais, ensinando as mulheres a aproveitar ao máximo os produtos de suas propriedades. As participantes aprendem diversas formas de preparar e conservar alimentos, cada curso mostra como industrializar mais de 30 produtos.

Segundo a instrutora do curo, Cilene de Souza, este aprendizado é muito importante para as mulheres. "Elas aprendem várias técnicas para conservar alimentos. Quando existe uma organização, como em Piratuba, e vontade do poder público, tudo fica mais fácil, nós podemos levar este conhecimento em cada comunidade. Isso valoriza os produtos rurais, valoriza o trabalho das mulheres e as incentiva. Os produtos podem ainda, se tornar uma fonte de renda. A socialização do conhecimento através desta descentralização é muito importante, é um enorme ganho para as mulheres e suas famílias", destaca Cilene. Para a presidente do Clube de Mães de Alto Picadão, Ingeburg Staruss, o curso é uma forma de incentivar as mulheres a consumir alimentos mais saudáveis. "Nós adoramos o curso, aprendemos várias maneiras de preparar alimentos, além de utilizarmos a matéria prima que antes sobrava e era jogada fora. Assim temos produtos mais saudáveis sem agrotóxicos ou quimicamente industrializados. A iniciativa foi muito boa, e já estamos entusiasmadas para os próximos cursos", ressalta Ingeburg

Com os cursos profissionalizantes, os Clubes de Mães fazem geléias, cristalizados, balas, compotas de frutas, gomas, goiabada, bolos, salgados, conservas e outros.  De acordo com dados da Assistência Social de Piratuba, 14 cursos já foram realizados, e cerca de 130 mulheres participaram. Todos os Clubes de Mães e comunidades têm a oportunidade de aprender através desta parceria entre Administração e SENAR.