Casa da Memória

Prosseguem as obras da Casa de Memória

As obras de reforma e ampliação da Casa de Memória de Piratuba deverão estar concluídas até o fim do mês de outubro. Recentemente, o prefeito Adélio Spanholi vistoriou o local e elogiou a iniciativa do Consórcio Machadinho em levar adiante o projeto e oferecer um espaço adequado para resgatar e reavivar a identidade do município. O desafio é reunir o maior número possível de documentos, fotografias, roupas, utensílios e objetos antigos para serem expostos no novo espaço cultural da cidade.

A preservação da história e da cultura de Piratuba começa pelo próprio imóvel onde vai funcionar a Casa de Memória. Para valorizar o passado, o Consórcio Machadinho, em parceria com a prefeitura, optou por comprar a residência que pertenceu a Leopoldo Ko. Freitag, um dos pioneiros da colonização da vila do Rio do Peixe. O projeto arquitetônico, as portas, janelas e a disposição dos cômodos legitimam, por si só, a instalação da Casa de Memória no local.