Chefe do Executivo orienta moradores não cadastrados a responderem ao Censo 2022

CHEFE DO EXECUTIVO ORIENTA MORADORES NÃO CADASTRADOS A RESPONDEREM AO CENSO 2022

Iniciativa tem a finalidade de levantar dados com maior fidelidade sobre o número de moradores de Piratuba.

O prefeito de Piratuba, Olmir Paulinho Benjamini (Bile), lançou nesta quinta-feira (08), uma campanha de conscientização, em que conclama aos moradores para que responsam ao Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O tralho que visa identificar residências ainda não visitadas e orientar quem ainda não respondeu a pesquisa, a colaborar com a coleta de dados, foi implementada nesta manhã, em uma entrevista na Rádio Piratuba FM, emissora local.

Bile compareceu à rádio, acompanhado do vice-prefeito Vanderlei Weber, onde participaram de um programa jornalístico ancorado pelo jornalista Alison Martins.  Segundo dados do IBGE, repassados por Bile, em Piratuba 2240 residências já foram visitadas e 5574 moradores foram identificados. Segundo o gestor, ao longo do levantamento, outras 975 pessoas abordadas, não foram estatisticamente acrescidas aos números por terem se identificado como turistas.

Para facilitar o serviço das equipes, que pelos levantamentos do instituto, têm pelo menos 97 casas por visitar, a administração iniciou uma espécie de busca ativa, em que o morador que ainda não foi recenseado, pode solicitar a visita do pesador, por meio do Whats App. O número para contato é o (49) 9 9815 33 19.

Conforme orientaram o prefeito Bile e o vice Vanderlei, ao longo da entrevista, é fundamental que os moradores forneçam os dados adequados e atendam bem as equipes do IBGE, uma vez que é com base no levantamento que o município recebe verbas e participa de programas nacionais como os de saúde, entre outros, que beneficiam toda a comunidade local, como é o caso dos convênios com o SUS.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.