Tradições cultivadas pela etnia cabocla é revivida em festa que marca colonização de Zonalta, no interior de Piratuba.

TRADIÇÕES CULTIVADAS PELA ETNIA CABOCLA É REVIVIDA EM FESTA QUE MARCA COLONIZAÇÃO DE ZONALTA, NO INTERIOR DE PIRATUBA.

Festa da Cultura Cabocla marcou o domingo com grande público no centro comunitário da Capela são Roque, com apresentações artísticas e almoço de culinária típica.

Por: Imprensa Oficial Piratuba.

O culto às tradições dos colonizadores da etnia cabocla, a boa música e um palatável cardápio servido com amizade e reverência aos antepassados. Este é o resumo de um final de semana de comemorações, na comunidade de Zonalta, em Piratuba, que realizou neste domingo (03), a 20ª edição da Festa da Cultura Cabocla.

O evento que iniciou na metade da manhã com apresentações culturais reunindo gaiteiros e violeiros, trouxe ao talco as tradicionais toadas de roça e os ternos de reis, um sistema que reverencia os antigos colonos, vindos das Colônias Velhas Gaúchas:

Entre os destaques do evento, segundo a equipe do grupo cultural A Cabocla, que realiza o evento, foi o almoço típico com pratos da culinária rural, reunindo a tradicional feijoada, arroz carreteiro, aipim com molho, batata doce assada, pão de milho, pão com torresmo, além de saladas e cucas.

No período da tarde, a diversão seguiu com matine do grupo Chapéu de Aba Larga, que agradou ao público com um repertório dançante e bem animado. O evento contou com transmissão ao vivo da Rádio Club FM 96,7 e presença do diretor Robson Duarte, que tem grande interação com o público do interior de Piratuba. A equipe da Rádio Piratuba FM, também esteve presente no evento, representada pelo empresário Leonir Antônio.

A festa que surgiu entre amigos da família Vargas e Beloto, entre outros incentivadores, na tentativa de manter os costumes das toadas de roça e os tradicionais pixuruns, que são mutirões de trabalho agrícola de ajuda mútua, celebrou em 2022, 20 anos de tradição.