Piratuba elege nova equipe para presidir o Conselho Municipal do Idoso

PIRATUBA ELEGE NOVA EQUIPE PARA PRESIDIR O CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

Integrantes da sociedade civil e entidades locais, formaram nova diretoria na semana que passou, na Capital Turística.

A Secretaria de Saúde, oficializou a nova equipe que irá presidir o Conselho Municipal do Idoso, pelo próximo período em Piratuba.

Os atores sociais participaram de uma discussão de temas na última semana e após o debate e implementação das teorias, foram eleitos os integrantes da nova diretoria, constituído da seguinte forma: Presidente: Levino Fries, Vice-presidente: Vitor Kleiton Oliveira, 1º Secretária: Noely de Fatima Gomes Fries, 2º Secretária: Gracieli D’Avila Gamzava.

O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas. O Conselho deve estar em sintonia com as políticas nacional e estadual, estatuto do idoso e se adequar as regras e leis aprovadas e regulamentadas.

Entre as principais missões dos próximos meses, previstas na implementação de trabalhos da nova equipe, está a campanha “Junho Violeta”, que é um ciclo criado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, com o intuito de conscientizar a população sobre a relevância de combater a violência cometida contra os idosos. Além disso, o dia 15 de junho foi reconhecido pela instituição como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social.