Comissão Organizadora faz reunião inicial para definições do Kerb 2024

COMISSÃO ORGANIZADORA FAZ REUNIÃO INICIAL PARA DEFINIÇÕES DO KERB 2024

Evento que acontece no segundo final de semana de janeiro de cada ano, é esperado com muito otimismo por realizadores e instituições integradas.

A Comissão Organizadora do Kerb de Piratuba, se reuniu nesta semana, para tratar os primeiros detalhes que integram a festa da etnia alemã, considerado um dos principais eventos turísticos de Piratuba.

O encontro que aconteceu nas dependências do CIT, que é o Centro de Informações Turísticas, contou com a presença de diversas lideranças, incluindo o hoteleiro André Tondin,  presidente da Associação de Hotéis de Piratuba – (AHP),  o gestor Joelson Medeiros, diretor-presidente da Companhia Hidromineral, a empresária Catiane Scalco, presidente da CDL local, além dos organizadores oficiais do evento, Hercio Gauer  e Roseli Cassel, integrantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), além de gestores da Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Turismo de Piratuba.

Entre os assuntos abordados, segundo a secretária de Turismo e Eventos, Luci Turra Dias, que dirigiu a reunião, esteve a organização da programação oficial, detalhamento de como vão funcionar os carros alegóricos e demais itens do desfile das Origens do Kerb, entre outros temas.

O Kerb de Piratuba é um evento integrado ás tradições locais, que remonta diversas décadas de realização.  Entretanto à partir da década de 1970, segundo fontes oficiais, a comemoração que simboliza originalmente o aniversário o aniversário de inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), tornou-se uma atração turística de Piratuba. Como o período oficial coincidia com o inverno, as celebrações foram transferidas para o mês de janeiro, com temperaturas agradáveis, época que o consumo do chopp desperta maior interesse pelo público.

Outra definição tomada pelos organizadores originais da festa no período de transição, foi a adoção do segundo fim de semana do primeiro mês do ano para o evento. Assim o kerb de Piratuba passou a adotar um calendário com datas variáveis a depender do dia da semana em que inicia o ano. Por esta razão em algumas séries de anos a data do Kerb se apresenta mais próxima do evento da virada e em outras temporadas mais distanciado das festas de fim  de ano. Sendo assim o melhor é considerar que o Kerb tem como definição ser realizado no segundo fim de semana de janeiro, com datas variáveis.

Em Santa Catarina, a tradição chegou ainda no início século passado, trazida pelos colonizadores do Vale do Sinos e Caí, no RS. A antiga Vila do Rio do Peixe, atualmente Piratuba, foi primeira cidade a realizar o evento.

A história foi contada em 2009 no documentário Heimatland & a História do Kerb. A obra menciona inclusive que em algumas cidades de colonização alemã, a festa é organizada pela Igreja Católica, já que a origem da festa está em uma promessa, feita em mar aberto, durante horas de agonia, quando do naufrágio de um navio de imigrantes luteranos e católicos quase perderam a vida  na aproximação da costa brasileira.

Após serem salvos, os alemães vindos da região do Hunsrück e Vale do Reno na Alemanha, fundaram a Colônia de Baumschneis, em Dois Irmãos no RS, onde aconteceu a primeira confraternização, em 29 setembro de 1828, comemorando pelos católicos como o dia de São Miguel.

De lá para cá, a celebração virou tradição e passou a ser comemorado nas comunidades Católicas no dia de São Miguel e para os Luteranos os quais não cultuam santos em sua religião, na data de aniversário de fundação da igreja.

No início dos tempos a festa também representava uma comemoração pelas boas colheitas e prosperidade das comunidades rurais. Seguindo esta linha, a festividade apresenta outra possível origem, que seria o surgimento da tradição à partir das antigas quermesses da Alemanha, festividades religiosas em agradecimento à boa colheita, festejando São Martinho.

O curioso é que a própria palavra, não possui tradução literal do alemão para o português, no entanto estudiosos acreditam que seja uma derivação do termo: KIRCHEEINWEIHFEST (Festa de inauguração da Igreja).

Mesmo diante de dúvidas e curiosidades, é concordância geral, que a festa piratubense do Kerb, simboliza um importante congraçamento cultural, étnico e religioso, onde todos são bem-vindos à esta grande festa!