Piratuba aparece em primeiro lugar na  Amauc nos dados do IDEB na média dos anos finais do Ensino Fundamental.

PIRATUBA APARECE EM PRIMEIRO LUGAR NA  AMAUC NOS DADOS DO IDEB NA MÉDIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Informações divulgadas na última semana, foram analisadas pela equipe gestora da Secretaria de Educação, que considera o resultado positivo, tendo em vista que as informações refletem o período de pandemia.

Por: Imprensa Oficial de Piratuba

A análise feita pela Secretaria de Educação de Piratuba, leva em consideração os dados divulgados na última semana, pelo Ministério da Educação – (MEC). Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB 2021, foram levantados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pelos dados, o município de Piratuba aparece na 1ª posição, empatado com Itá, com a média 5,8 para os anos finais do Ensino Fundamental. Já na média dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Piratuba se posiciona como a 7ª melhor colocação, com 6,9. O cenário é favorável, segundo o setor pedagógico, coordenado pelo professor Cleodi Fabrin, uma vez que Piratuba está três décimos acima da média geral do estado, que é de 6,5.

Segundo a secretária de Educação, Magrid Auler, os Indicadores mostram uma estabilidade na qualidade da educação, com a superação de metas estabelecidas para a progressão e objetivos a fundamentais a serem alcançados.

De acordo com o setor, o resultado foi o primeiro desde o início dos casos de covid-19 e fechamento das escolas, o Ideb é bianual e o último divulgado, em 2020, era referente ao ano anterior, em 2019.

Já no estado, pelos dados divulgados na última sexta-feira (16), Santa Catarina foi um dos estados com maior destaque nesta edição e alcançou o primeiro lugar em seis das 10 avaliações feitas com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Saiba o que é o IDEB:

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep.