Trabalho artesanal inspira estudantes na produção de objetos decorativos em escola de contraturno

TRABALHO ARTESANAL INSPIRA ESTUDANTES NA PRODUÇÃO DE OBJETOS DECORATIVOS EM ESCOLA DE CONTRATURNO

Aulas em escola ecológica de Piratuba levaram alunos a produzirem mandalas da cultura indígena da América Latina.

Por: Imprensa Oficial Piratuba

As peças feitas pela garotada, sãos conhecidas como Olho de Deus, um é um antigo símbolo feito em forma de mandalas, pelos índios Huichol do México e dos índios Aymara da Bolívia. 

Divertidas de serem criadas, foram escolhidas como atividade da Escola Sócio Ambiental, unidade de contraturno escolar de Piratuba, pela professora e desenvolvidas pelos alunos das turmas do período vespertino.

Para dar forma aos objetos, os alunos usaram fios de lã, linhas coloridas, e pequenos pedaços de madeira, como gravetos, palitos de churrasco ou de picolé.

Usadas como objeto de decoração para casas com crianças recém-nascidas, as peças caíram no gosto da criançada, ganhando as mais diversas e surpreendentes cores. O resultado, foi a interação entre as turmas e uma aprendizagem muito significativa, que se integra ao conteúdo das metodologias ativas.

Conforme explica a Tânia Fachi, que foi quem desenvolveu o trabalho, “a simbologia por trás da mandala Olho de Deus está relacionada à saúde, felicidade e prosperidade de quem a possui”. Segundo ela, os povos indígenas acreditam que as mandalas feitas com linhas são objetos sagrados, feitas como forma de oferenda e também para presentear crianças, desejando bom crescimento e saúde” afirma.

Na tradição indígena, o Olho de Deus é feito pelo pai, quando o bebê nasce. E a simbologia é tão interessante que, a cada comemoração de aniversário da criança, uma nova mandala é tecida, até a criança completar cinco anos. A partir dessa idade, a criança criará suas próprias mandalas e já pode fazer seus pedidos aos deuses.

O curioso é que, segundo a professora Tânia, cada cor de linha tem um significado diferente, como saúde, prosperidade, fé, esperança, felicidade e por aí vai. Quanto mais colorida  for a mandala, mais são os votos positivos para a criança ou para quem a possui. Contudo,  é necessário mentalizar tudo o que há de positivo no momento da confecção da mandala.

E se depender do resultado final do trabalho das turminhas da Sócio, o futuro da criançada, será muito promissor, já que linhas coloridas e muita dedicação, não faltaram no trabalho!