Reunião define campanha estratégica de valorização da pessoa idosa em Piratuba.

REUNIÃO DEFINE CAMPANHA ESTRATÉGICA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA EM PIRATUBA.

Ações devem se concentrar ao longo do ano, com temáticas de conscientização e combate à violência sofrida pelos mais velhos.

Uma reunião realizada nesta semana, integrando o Conselho Municipal do Idoso – (CMI),  e setores ligados à Educação e a Saúde, definiu estratégias e ações, para tratar do tema relacionado à valorização e boa convivência com a pessoa idosa.

A informação é da diretora do departamento de Saúde Pública da Secretaria de Saúde, Gracieli Davila, que integrou as equipes de planejamento e programação de ações. O projeto   que tem como tema, “Respeitar a Pessoa Idosa é tratar o seu futuro com Respeito”, objetiva desenvolver ações conjuntas que visam promover ações de conscientização e combate à múltiplas violências contra a pessoa idosa, como a violência física, violência psicológica, violência sexual, violência financeira, abandono e negligência.

O grupo, que conta com a participação do CMI, o qual tem como presidente o aposentado, Levino Fries, é integrado ainda o policial civil, Vitor Kleiton Oliveira, responsável pela Delegacia de Polícia de Piratuba, pela diretora de Ação Social da prefeitura de Piratuba, Noeli Gomes Fries (Lily), professores Cleodi Fabrin, Edimara Peri, Gelci Terezinha De Souza, Marilene Casagrande, além da diretora de Cultura do Gabinete do Executivo, Karolina Kettermann.

A intenção da campanha, que inicia em abril e segue até o mês de outubro, deste ano, é de promover a proteção da pessoa idosa, por meio do amor, paciência, cuidado e atenção, entre outros itens que integram o cardápio de atitudes que devem ser priorizadas neste trabalho.

A data principal é o dia 15 de junho, momento em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), a qual estabeleceu a comemoração.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, levantados pelo setor de Ação Social, atualmente Piratuba possui cerca de 1.300 idosos, o que corresponde à 23% da população do município. Com praticamente um quarto do total de moradores, a representatividade do Conselho Municipal do Idoso, cada vez mais ocupa papel de destaque, com reuniões periódicas há cada dois meses, integrando ativamente as ações públicas de diversos setores locais da administração pública, especialmente na Saúde.